Saúde Portugal e Espanha negoceiam compra de medicamentos em conjunto

Portugal e Espanha negoceiam compra de medicamentos em conjunto

O objectivo, avança o Diário de Notícias desta terça-feira, 18 de Abril, é intensificar a cooperação e obter preços mais baixos em produtos inovadores.
Portugal e Espanha negoceiam compra de medicamentos em conjunto
Negócios 18 de abril de 2017 às 08:55

Portugal e Espanha estão a negociar a possibilidade de avançar em conjunto com a compra de medicamentos, num processo que está ainda numa fase inicial, mas em que já houve troca de correspondência e reuniões preparatórias, segundo adianta o DN.


O objectivo desta estratégia é conseguir preços mais baixos nos medicamentos inovadores e noutros que tenham maior impacto financeiro, nomeadamente em áreas de oncologia, antivíricos e medicamentos órfãos (doenças raras), sendo que há mais países europeus a testar sinergias a este nível.


O Infarmed recebe esta terça-feira altos representantes de 11 países europeus numa reunião para preparar a criação do Grupo de Alto Nível, um estrutura que resultou das conclusões da reunião de Lisboa que juntou vários ministros em Dezembro e que irá apoiar os governantes europeus na discussão de soluções para garantir o acesso a estes medicamentos inovadores a preços mais transparentes.


Este debate poderá mesmo levar à criação de um processo europeu de compra de medicamentos, segundo o DN. Estarão presentes na reunião desta terça-feira, além de Portugal, Espanha, Áustria, Grécia, Irlanda, Malta, Holanda, Letónia, Eslovénia, Itália e Bélgica. 




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
pertinaz 18.04.2017

DEVE SER VERDADE... CONVERSA DE TRETA...

NÃO VAI DAR EM NADA... QUANDO ACORDARMOS JÁ ESPANHA NEGOCIOU NAS NOSSAS COSTAS...

TEM SIDO SEMPRE ASSIM... ESPANHA VAI MATAR-NOS...

pub
pub
pub
pub