Mundo Portugal é o quarto país mais pacífico do mundo

Portugal é o quarto país mais pacífico do mundo

Portugal ocupa a quarta posição numa lista composta pelos 31 países mais pacíficos do mundo. A ocupar o pódio estão a Islândia (1.º), a Nova Zelândia (2.º) e a Áustria (3.º).
Paul Taggart Brendon O'Hagan AKOS STILLER STILLERAKOS Mario Proenca Linus Hook Bartek Sadowski Edgar Su reuters Tomohiro Ohsumi Aidan Crawley
Raquel Murgeira 27 de junho de 2018 às 15:13

Portugal é o quarto país mais pacífico do mundo de entre um ranking que considera os 31 países com os níveis mais altos de paz, de acordo com o índice Global Peace Index 2018. No ano passado, Portugal ocupava a terceira posição na listagem. 

A Islândia lidera o ranking dos países mais pacíficos do mundo desde 2008. A completar o pódio está a Nova Zelândia (2.º) e a Áustria (3.º).

A preencher ainda o top 10 dos países mais pacíficos está também a Dinamarca (5.º), o Canadá (6.º), a República Checa (7.º), a Singapura (8.º), o Japão (9.º) e a completar está a Irlanda (10.º).

O estudo utilizou 23 indicadores qualitativos e quantitativos para medir a segurança nos vários países, incluindo o nível de segurança e protecção social, a extensão de conflitos internos e internacionais que envolvam o país, assim como o grau de militarização, a taxa de homicídios e a instabilidade política, de acordo com dados do estudo.

O relatório analisou cerca de 163 países e mostra que a paz a nível mundial se deteriorou cerca de 0,27% face ao ano passado, o que perfaz o quarto ano consecutivo de agravamento do nível de pacificidade nos países. A zona do globo com uma maior queda na segurança regista-se na América do Sul. A Europa continua a ser a região do mundo mais pacífica do mundo mesmo tendo registado declínios nos últimos anos.

Segundo o índice, quanto mais pacífico é um país melhor o desempenho macroeconómico. Nos últimos 70 anos, o crescimento per capita foi três vezes maior em países altamente pacíficos comparativamente a países com baixos níveis de paz.

A Síria continua a ser o país menos pacífico do mundo, uma posição que tem vindo a ocupar nos últimos cinco anos. O Afeganistão, o Sudão do Sul, o Iraque e a Somália estão também entre os países menos pacíficos do mundo.




pub