Conjuntura Portugal tem o quinto défice comercial mais elevado da União Europeia

Portugal tem o quinto défice comercial mais elevado da União Europeia

Portugal está entre os países com maior crescimento das importações e das exportações na União Europeia. E acentuou o défice comercial, registando o quinto mais elevado da região.
Portugal tem o quinto défice comercial mais elevado da União Europeia
Miguel Baltazar/Negócios
Sara Antunes 15 de novembro de 2017 às 10:42

A Zona Euro fechou Setembro com o excedente comercial de 187,1 mil milhões de euros, mais 5,6% do que no mesmo mês do ano passado, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira, 15 de Novembro, pelo Eurostat.

 

Dos 28 estados-membro, 11 apresentaram excedente comercial, enquanto os restantes 17 registaram défices comerciais.

 

Entre os países com défice comercial apenas quatro conseguiram reduziram a factura, sendo que Portugal não faz parte desta lista. Pelo contrário, Portugal aumentou o seu défice comercial em dois mil milhões de euros para um total de 10 mil milhões. Este é o quinto valor mais elevado entre os 28 estados-membros, com o Reino Unido a liderar, com 132,2 mil milhões de euros.

 

Portugal conseguiu aumentar as exportações em 11%, o que representa o oitavo maior crescimento da região, mas o aumento das importações foi mais expressivo (13%), correspondendo ao sexto maior aumento. 




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Camponio da beira Há 3 dias

Temos muitas empresas a exportar, mas temos que importar alimentos, (até peixe) veiculos e quase todo o tipo de maquinas, agricolas e industriais e petróleo, por isso a nossa balança está quase sempre desequilibrada.

pub