Finanças Públicas Portugal com quarto maior agravamento do défice

Portugal com quarto maior agravamento do défice

O défice público português agravou-se no segundo trimestre face aos primeiros três meses do ano. Foi dos maiores agravamentos na União Europeia.
Portugal com quarto maior agravamento do défice
Bloomberg
Negócios 24 de Outubro de 2016 às 11:16
Estónia, Áustria, Letónia, Polónia e a seguir Portugal. Foram os países com um agravamento maior no défice público, ajustado da sazonalidade, no segundo trimestre face aos primeiros três meses do ano.

Segundo os dados do Eurostat, divulgados esta segunda-feira, 24 de Outubro, Portugal teve um agravamento de 0,6 pontos no défice para 1,9% do PIB, enquanto a Estónia aumentou as insuficiências públicas em 1,2 pontos, a Áustria em 1,1 pontos, a Letónia em um ponto e a Polónia em 0,9 pontos.

No segundo trimestre deste ano, o défice global da Zona Euro foi de 1,5%, uma ligeira descida face aos 1,6% do primeiro trimestre.

Na Europa a 28, o défice ficou nos 1,8%, o que compara com 1,9% no trimestre anterior.

As receitas totais dos governos na Zona Euro atingiram os 46,4% do PIB, enquanto a despesa foi de 47,9%. Na Europa a 29, as receitas pesaram 44,9% e as despesas significam 46,7% do PIB.

O país que, segundo o Eurostat, teve o maior défice público no segundo trimestre foi o Reino Unido, com um défice de 4%. Ja o país que apresenta o maior excedente é Malta com 3,1%.



A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 2 semanas


Um governo de ladrões

PS - PCP - BE -- ROUBAM OS TRABALHADORES E PENSIONISTAS DO PRIVADO

Asneiras atrás de asneiras… roubos atrás de roubos!

comentários mais recentes
Anónimo Há 2 semanas


Um governo de ladrões

PS - PCP - BE -- ROUBAM OS TRABALHADORES E PENSIONISTAS DO PRIVADO

Asneiras atrás de asneiras… roubos atrás de roubos!

pub
pub
pub
pub