Política Pós-geringonça "rende" mais militantes ao PSD

Pós-geringonça "rende" mais militantes ao PSD

Os registos desde as eleições legislativas, noticiados pelo DN, mostram que apesar da quebra nas sondagens o partido laranja continua mais forte do que os outros em termos de novas adesões, sobretudo entre os jovens.
Pós-geringonça "rende" mais militantes ao PSD
Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 23 de janeiro de 2017 às 10:16

Desde as eleições legislativas de Outubro de 2015, o PSD registou a entrada de 8.144 militantes, mais do que a soma dos novos filiados no PS, CDS-PP e Bloco de Esquerda (7.622) no mesmo período. Os dados foram fornecidos pelos vários partidos ao Diário de Notícias, que deixa de fora destas contas o PCP por apenas fazer esta quantificação dos seus militantes de quatro em quatro anos.

 

Apesar da quebra nas sondagens desde a última ida às urnas, em que foi o mais votado mas viu a esquerda unir-se para apoiar um governo minoritário do PS, o partido liderado por Pedro Passos Coelho continuou a alcançar novas adesões. Tal como acontece nas outras formações políticas, mais de metade (56%) são homens e quase seis em cada dez estão na faixa etária entre 18 e 30 anos.

 

Na liderança do Executivo, os socialistas recrutaram 3.019 novos militantes. Predominam os homens – meio milhar a mais do que as mulheres –, com idades entre 31 e 50 anos, registados nas maiores zonas urbanas. Os distritos de Braga, Lisboa e Porto registaram o maior número de adesões desde que António Costa tomou a cadeira do poder em São Bento.

 

Com Assunção Cristas no lugar de Paulo Portas, os democratas-cristãos conseguiram captar 2.910 novos militantes. Novamente, menos de metade (43%) são mulheres, a distribuição etária é equilibrada e o distrito do Porto foi a principal fonte de recrutamento.

 

Também liderado por uma mulher (Catarina Martins), no Bloco de Esquerda destaca-se a elevada percentagem de homens (65%) entre os 1.693 novos militantes. Os registos fornecidos ao DN indicam ainda que mais de 600 estão abaixo dos 30 anos e que Lisboa lidera no poder de atracção de novos militantes para as fileiras bloquistas.


A sua opinião15
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 23.01.2017

Gustavo Amaral. Voçê além de mentir nem mentir sabe!! A fabricação de militantes, muitos deles já falecidos, outros que já nem estavam no partido aconteceu numas concelhias do PS no norte. Para fabricarem votos na "guerra" Costa/Seguro..
Mas democracia e PS é só mesmo no ANAIS da história, e na boca do povão no 25 de Abril..

comentários mais recentes
observador 23.01.2017

Tudo pessoal de discotecas e afins ... para trabalhar tá quieto ! Escolhem bem , o psd é o partido de militantes mais corruptos .Conhecem-se á distância tudo "mãos sujas"

Anónimo 23.01.2017

Gustavo Amaral. Voçê além de mentir nem mentir sabe!! A fabricação de militantes, muitos deles já falecidos, outros que já nem estavam no partido aconteceu numas concelhias do PS no norte. Para fabricarem votos na "guerra" Costa/Seguro..
Mas democracia e PS é só mesmo no ANAIS da história, e na boca do povão no 25 de Abril..

Anónimo 23.01.2017

Isto são sondagens de jornais comprados pelo LADRÃO44, agora pensem!

Esta noticia é ao contrário. 23.01.2017

Votante do PSD vou votar nos 80% da geringonça de esquerda,porque estão a fazer um bom trabalho para levantar o País,já sei que os corruptos não gostam da geringonça,o PSD esta infestado de eucaliptos maus e ainda são elogiados ao que isto chegou mas com meu voto este PSD não mama mais.

ver mais comentários
pub
pub
pub
}
pub