Mundo Presidente da República acredita que relacionamento com EUA será sempre bom  

Presidente da República acredita que relacionamento com EUA será sempre bom  

O Presidente da República defendeu na quinta-feira à noite, em Madrid, que os Estados Unidos da América e os países europeus estão condenados a entender-se, independentemente dos dirigentes que estiverem dos dois lados do Atlântico.
Presidente da República acredita que relacionamento com EUA será sempre bom  
Bruno Simão
Lusa 10 de fevereiro de 2017 às 08:31

"Com qualquer Presidente americano, com qualquer líder ou quaisquer líderes europeus, os Estados Unidos precisam da Europa e a Europa precisa de ter uma boa relação com os Estados Unidos da América", disse Marcelo Rebelo de Sousa, num jantar oferecido pela Câmara do Comércio Hispano-Portuguesa, na capital espanhola, com a presença de uma centena de empresários dos dois países.

 

O Presidente português insistiu que, "no momento decisivo, o relacionamento será sempre bom" entre os dois blocos.

 

"Eu gosto de olhar para o essencial e não perder muito tempo com o superficial", disse Rebelo de Sousa, acrescentando que "a espuma dos dias é menos importante do que a constância das relações".

 

A recente eleição de Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos e as alterações à política tradicional de Washington implementadas nas primeiras semanas do mandato tem levado alguns líderes europeus a recearem pelo futuro do relacionamento entre as duas partes.

 

O Presidente da República iniciou na quinta-feira uma deslocação de dois dias a Madrid, onde participa na sexta-feira num fórum da COTEC Europa para promover a transição para uma "Economia Circular".

 

No encontro da COTEC Europa também irão estar presentes os chefes de Estado de Espanha e de Itália, e ainda empresários portugueses, espanhóis e italianos, além do comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

 

A COTEC Europa foi criada com o objectivo de "ajudar a suprimir as especificidades características das economias do Sul e que constituem barreiras à inovação".

 


A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Conselheiro de Trump 10.02.2017

Esperemos q nao nos envergonhe ao ponto de dizer q e presidente de toda a peninsula iberica.nunca se sabe o q pode sair dum troca tintas.Ja fez 1 ano q e vosso presidente, nao tenho ouvido outra coisa q nao sejam BANALIDADE.Ainda nao consegui ter o olho jornalistico ao ponto de o ver como dizem,raro

pub