Política Monetária Presidente do BCE alerta para "risco elevado" da bitcoin

Presidente do BCE alerta para "risco elevado" da bitcoin

"As moedas virtuais estão sujeitas a grande volatilidade. O seu preço é completamente especulativo", declarou Draghi, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
Presidente do BCE alerta para "risco elevado" da bitcoin
Peti Kollanyi/Bloomberg
Lusa 05 de fevereiro de 2018 às 22:56

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, advertiu hoje que a bitcoin e outras criptomoedas são "activos muito arriscados", que devem ser mantidos com prudência, nomeadamente por bancos.

 

"As moedas virtuais estão sujeitas a grande volatilidade. O seu preço é completamente especulativo", declarou Draghi, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

 

O BCE não constata que os bancos detenham "reservas significativas desta moeda", pela qual parecem mostrar "pouca apetência", observou.

 

Draghi disse ainda que as criptomoedas evoluem "num espaço que não está regulamentado" e que os bancos têm de ter em conta "um risco elevado", sobretudo devido a grande volatilidade.

 

As declarações de Draghi ocorrem numa altura em que o valor da bitcoin tem recuado fortemente desde Dezembro.

 

No plano político, os ministros das Finanças da França, Bruno Le Maire, e o seu homólogo alemão, Peter Altmaier, afirmaram recentemente que vão apresentar propostas comuns sobre esta matéria numa reunião do G20 em Março.




A sua opinião4
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentários mais recentes
Anónimo 06.02.2018

A malta vai andar a comprar criptomoeda porque são espertos e têm imenso lucro. Um dia vai rebentar e muitos vão perder dinheiro, depois vão manifestar-se, criar a associação de lesados e dizer que foram enganados porque o Banco de Portugal deixou, era moeda por isso era seguro!! O governo paga.

Bela 06.02.2018

Esta preocupacao so revela o receio que os bancos tem de perderem o controle do bolso das pessoas. As bolsas americanas tambem podem ser consideradas bolhas nunca subiram tanto

General Ciresp 06.02.2018

Vai toma-la pelo .. vidrinho.Se nao andasses a roubar aos juros de depositos para dar a bolsa,o q seria do canguro de sala?

Ciifrão 06.02.2018

O mercado regulamentado também tem especulação. Se os bancos têm criptomoedas é porque alguma coisa valem, ou então são eles os especuladores, como sempre.

pub