Mundo Presidente francês avisa que proteccionismo económico é a "pior das respostas"

Presidente francês avisa que proteccionismo económico é a "pior das respostas"

O presidente francês, François Hollande, sublinhou a sua oposição ao proteccionismo económico, numa clara alusão à política anunciada pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump.
Presidente francês avisa que proteccionismo económico é a "pior das respostas"
Lusa 21 de janeiro de 2017 às 19:30

"Estamos totalmente contra o proteccionismo. Somos a favor de uma globalização regulada, porque há regras sanitárias, sociais (...) nas trocas [comerciais] entre os países, entre as regiões", declarou François Hollande no palácio presidencial de Santiago no Chile, numa conferência de imprensa comum com a sua homóloga chilena, Michelle Banchelet.

"O proteccionismo é a pior das respostas", insistiu o chefe de Estado francês, considerando que, em última instância "o que impede o comércio prejudica o crescimento e afecta o emprego", inclusive em países que o defendem.

Na sexta-feira, Donald Trump tomou posse como 45.º Presidente dos EUA. No discurso inaugural, disse que cada decisão tomada durante o seu mandato "será feita para proteger os trabalhadores americanos e as famílias americanas".

Donald Trump prometeu já também medidas como a descida de impostos, um plano de relançamento orçamental e o aumento do proteccionismo, o que já motivou críticas de vários líderes, nomeadamente de Hollande e da chanceler alemã, Angela Merkel.

 




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 22.01.2017

Olhem quem fala!! Ele anceia a queda da UK e USA, E ELE SUBIR AO TRONO!

Anónimo 21.01.2017

tu e o teu partido vao é dezaparecer em abril e a frança do euro, portanto cala-te

pub
pub
pub
pub