Presidente do fundo de resgate elogia reformas em Portugal
09 Junho 2012, 14:54 por Lusa
5
Enviar por email
Reportar erro
0
O presidente do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) elogiou hoje as reformas e a contenção orçamental em curso em Portugal, referindo-se também de forma elogiosa aos esforços que a Irlanda está a fazer.
Num discurso na Finlândia, Klaus Regling considerou que a génese da crise está na falta de ação dos governos para combaterem o défice e acrescentou que Portugal mostra um bom progresso nas reformas em curso e na redução do défice orçamental.

No discurso, citado pela agência financeira Bloomberg, Regling afirmou ainda que a Irlanda está a fazer reformas ambiciosas.

Regling explicou, contudo, que nem tudo são facilidades: "Todos os novos instrumentos estão ligados às condições apropriadas, não há almoços grátis para os países beneficiários", acrescentou o responsável.

Usando os fundos europeus, o FEEF tem a capacidade "através de linhas de crédito 'preventivas', [para funcionarem] antes de os problemas chegarem aos mercados".

As declarações de Regling surgem no dia em que os ministros das Finanças e da Economia dos países da zona euro vão reunir-se ao telefone para debaterem o provável pedido de ajuda externa que Espanha deverá anunciar depois da reunião, agendada para as 15:00 de Lisboa.

Regling escusou-se a comentar a situação espanhola.

5
Enviar por email
Reportar erro
0
pesquisaPor tags: