Europa Produção industrial na Europa dá sinais de força em Maio

Produção industrial na Europa dá sinais de força em Maio

O desempenho da indústria alemã superou estimado pelos economistas, em mais um sinal do bom momento da maior economia europeia.
Produção industrial na Europa dá sinais de força em Maio
Negócios com Bloomberg 07 de julho de 2017 às 08:32

A produção industrial na Alemanha subiu 1,2% em Maio, no quinto mês consecutivo de crescimento, o que ilustra o bom momento da maior economia europeia.

 

O aumento em Maio superou as previsões dos economistas, que apontavam para um aumento bem inferior (0,2%), bem como o desempenho registado em Abril, que foi revisto em alta para uma taxa de crescimento de 0,7%.

 

Na comparação homóloga, contra Maio do ano passado, a produção industrial da Alemanha cresceu 5%.

Igual comportamento registou o sector industrial em França e em Espanha, onde o desempenho ficou também acima das expectativas dos analistas. No país vizinho, a produção aumentou 1,2%, muito acima dos 0,5% esperados e o melhor registo este ano. Na variação anual, o aumento foi de 3%, contra um avanço de 0,5% na comparação homóloga do mês anterior.

Já na segunda maior economia do euro, França, a subida foi de 1,9% em Maio - mês que coincidiu com a eleição presidencial de Emmanuel Macron - a recuperar de uma contracção de 0,6% em Abril. A variação homóloga foi de 3,2%, muito acima dos 0,1% registados um mês antes.

Os últimos indicadores de confiança na Alemanha, maior economia europeia, apontam para que o nível de optimismo dos empresários alemães nunca foi tão elevado, o que conjugado com o desemprego em mínimos históricos, indicia que o crescimento da economia alemã poderá continuar a surpreender pela positiva.

 

"O forte dinamismo das encomendas no final de 2016 traduziu-se num forte crescimento da produção desde o início do ano", refere o ministério da Economia em comunicado, adiantando que a expansão do sector da indústria está em 2017 a ser "mais abrangente e pronunciada".

Um relatório publicado ontem apontava para um aumento das encomendas às fábricas alemãs em Maio, embora a um ritmo inferior ao estimado, com as exportações a liderarem o crescimento.

(Notícia actualizada às 8:55 com dados de França e Espanha, alteração do título para reflectir estes dados)




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub