Política PS acusa Passos Coelho de "descaramento" ao responsabilizar Governo no caso Banif

PS acusa Passos Coelho de "descaramento" ao responsabilizar Governo no caso Banif

O deputado socialista João Galamba acusou o presidente do PSD de "descaramento" ao culpar o Governo no caso dos lesados do Banif, sublinhando que o problema remonta à altura em que Passos Coelho era primeiro-ministro.
PS acusa Passos Coelho de "descaramento" ao responsabilizar Governo no caso Banif
Bruno Simão
Lusa 23 de julho de 2017 às 21:15

"[Passos Coelho] teve o descaramento de responsabilizar o actual Governo pelos problemas do Banif, quando foi o anterior Governo que andou muitos anos a empurrar os problemas com a barriga", frisou este domingo o porta-voz do PS para as questões financeiras.

 

Durante a festa do PSD/Madeira que hoje se realizou no Chão da Lagoa, Passos Coelho acusou o executivo de António Costa de fugir às suas responsabilidades, referindo-se ao caso dos lesados do Banif e às recentes declarações do primeiro-ministro no Funchal.

 

"O Governo veio resolver o problema criado por Passos Coelho e foi disto que Passos Coelho convenientemente se esqueceu", disse João Galamba, acusando o anterior Governo de ter deixado o problema do Banif arrastar-se "irresponsavelmente, sem nada fazer", pelo menos durante dois anos.

 

Em declarações à Lusa, o deputado socialista argumentou que se alguém deve ser responsabilizado pela "inacção" do Banif e pelos problemas no relacionamento com a Comissão Europeia, é, "sem dúvida alguma", Passos Coelho e o Governo a que presidiu.

 

"É curioso que acuse o PS de irresponsabilidade quando ele próprio é o culpado desta acusação", referiu, acrescentando que, "por razões eleitoralistas", Passos Coelho "resolveu nada fazer" relativamente ao Banif.

 

João Galamba diz ainda estranhar que Passos Coelho atribua a responsabilidade ao actual Governo, quando os produtos "que causaram problemas aos lesados do Banif lhes foram vendidos quando o banco era público", durante o Governo PSD/CDS.

 

A CMVM está a analisar mais de 800 queixas apresentadas pelos lesados do Banif, ao passo que na Assembleia da República foi apresentada uma petição pelos mesmos.

 

O Santander Totta adquiriu o Banif por 150 milhões de euros em Dezembro de 2015, na sequência de uma resolução do Governo da República e do Banco de Portugal, através da qual foi criada a sociedade-veículo Oitante, para onde foi transferida a actividade bancária que o comprador não adquiriu.

 

Neste processo, cerca de 3.500 obrigacionistas subordinados, em grande parte oriundos da Região Autónoma da Madeira, perderam 263 milhões de euros.




A sua opinião19
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado oluapaxe 23.07.2017

Será que faltou acessão de aprovação do relatório da caixa para poder ir criticar o passos. A memória desta alforeca já não o que era pois se fosse sábio o que tinha sido feito. Como é que um banco com capitais próprios positivos foi destruído pelo Costa e a sua quadrilha logo após a eleições. É bom falar no banif pois foi a notícia da tvi que levou a corrida ao banco. Agora entende se a necessidade de pressionar a altice, e que os novos donos podem por cá fora os nomes do ps relacionados om esta roubalheira ficaremos a saber porque razão as contas de ps passaram de negativas a positivas. Este tipo de actuação é normal no ps basta lembrar quem transferiu os roubos do bpn para cima dos portugueses. A escola é a mesma. Estes políticos estão lá para se servirem e não para servir os portugueses. A esta alforeca ao menos devia fugir para Espanha como fez o seu chefe. Vá de férias e não volte era o melhor que podia fazer para o bem do país.

comentários mais recentes
art 24.07.2017

A Pafiada do reumático ao ataque, sem argumentos económicos/financeiros vira-se para a pequena politica mentirosa (O Banif foi culpa do Costa ahahahah, o desastre da resolução o Bes foi do Costa ahahah) haja paciência para ler tanto comentário ESTUPIDO. Volta Passos és o maior da cantareira

Amado,Investidor 24.07.2017

LESADO BANIF :Lisboa
Espécie Qt.disponível Qt.liquidada Cotação fecho Valoriz. actual
BANIF» 800.000 800.000 0,0220 17.600,00

k 23.07.2017

não consigo entender onde é que sócrates desencantou o eskroke da foto.não vejo o que fez este palerma pelo país para chegar a deputado ps.pelos vistos toda a porcaria que o ps tem no parlamento e no governo não são mais que uns golpistas.não é por acaso que sempre que ps esteve no poder/bancarota!

Passos charlatão da treta. 23.07.2017

Sem comentários governou sem saber que tinha que pagar impostos,.eu comecei a trabalhar aos 15 e sabia que tinha que pagar impostos,vai brincar com os teus empresários de sucesso do cavaquismo. e deixa o povo em paz,vais corrido com cartão vermelho,ex.votante do PSD sem cacique vou votar geringonça.

ver mais comentários
pub