Política PSD desafia Costa a apresentar moção de confiança. PM rejeita

PSD desafia Costa a apresentar moção de confiança. PM rejeita

O líder do PSD defendeu esta manhã que este Governo "não merece uma segunda oportunidade" e que o primeiro-ministro não tem condições para inspirar confiança ao país". Costa rejeita e diz que "não está inseguro".
PSD desafia Costa a apresentar moção de confiança. PM rejeita
Miguel Baltazar

Hugo Soares desafiou esta quarta-feira, 18 de Outubro, António Costa a apresentar uma moção de confiança no Parlamento. O líder parlamentar do PSD falava no debate quinzenal, na Assembleia, no dia em que o primeiro-ministro aceitou a demissão da ministra da Administração Interna, na sequência dos trágicos incêndios de Junho e Outubro, e depois de uma dura declaração ao país do Presidente da República para o Governo de Costa.

"O senhor perdeu as eleições legislativas e quis ser primeiro-ministro. Perdeu agora a confiança dos portugueses. Perdeu ontem a confiança do senhor presidente da República. Seja um estadista e traga a esta câmara uma moção de confiança", disse Hugo Soares. 

O presidente do partido, Pedro Passos Coelho, tinha dito ao final da manhã que este Governo "não merece uma segunda oportunidade" e que o primeiro-ministro não tem condições para inspirar confiança ao país".

 
O desafio de Hugo Soares foi rejeitado por António Costa. "Finalmente, chegou ao que verdadeiramente o preocupa. O Governo responde perante esta Assembleia e na próxima semana a Assembleia decidirá se o Governo merece ser censurado ou se tem condições para continuar a exercer as funções", disse o primeiro-ministro, remetendo a clarificação política para o debate da moção de censura do CDS. 

"Como ontem disse o senhor Presidente da República do voto desta Assembleia resultará uma de duas coisas: ou a queda do governo ou a reforço da legitimidade" do Governo. 

Mas Costa foi mais além. O primeiro-ministro mostrou-se confiante: "O Governo não está inseguro sobre a confiança que deposita nesta câmara".  

 

(Notícia actualizada às 16:28)




A sua opinião8
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentários mais recentes
Invicta 18.10.2017

Moção o quê? Querem lá saber. São os maiores mesmo com tudo ao contrário. Se não fosse a vassourada do Marcelo - que teve de se por em bicos de pés - esta canalha continuava com tudo igual. Assumir culpas? Qual quê. Sabem que mesmo com tudo ardido este triste povo vota neles...

Anónimo 18.10.2017

Coitado do Hugo Soares. Ainda veio p a AR c queimaduras nas mãos e os riscos do carvão na cara.
Começou agora a trabalhar q foi coisa q n fez. Tenho pena pois começou no duro mas pq foi obrigado a defender a pele.

Anónimo 18.10.2017

Há 2 anos a dizer a mesma coisa o PSD vai para o Guiness com o record do disco riscado.

General Ciresp 18.10.2017

E que tal referendar sobre o que deve ser feito com os incendearios,embora eu nao seja opologista de referendos.Dar-lhes o mesmo caminho que eles abriram a estes 105 inocentes.Sem bem que a canhotada nem quer ouvir falar nisto,mas solucoes para a desgraca nao ve-las.

ver mais comentários
pub