Autarquias PSD quer mais dinheiro para as câmaras

PSD quer mais dinheiro para as câmaras

O PSD prepara-se para apresentar uma proposta para os municípios portugueses receberem parte da receita de IVA, avança hoje o Diário de Notícias.
PSD quer mais dinheiro para as câmaras
Miguel Baltazar
Negócios 16 de Novembro de 2016 às 09:22

Segundo o diário, esta medida faz parte do pacote de cerca de uma dezena de propostas de alteração do Orçamento do Estado com o qual os sociais-democratas se preparam para avançar até ao final da semana, com especial atenção ao poder local e à descentralização de competências.

 

Neste caso, o PSD pretende que parte da receita conseguida com o IVA no território de cada município reverta para cada um deles, com o objectivo de financiar novas competências que eles também deveriam ganhar. Seria um pouco como já acontece com o IRS, em que as autarquias têm uma palavra a dizer.

 

Ou seja, as autarquias poderiam até abdicar dessa receita. Caso a aceitassem, isso poderia implicar limitações noutras taxas. Por exemplo, a aplicação de taxas turísticas. Outra hipótese que está a ser estudada pelo PSD é que os municípios tenham a possibilidade de devolver essa receita aos residentes.

 

O DN refere ainda que o PSD avançará com medidas na saúde, educação e cultura. Também nestes casos com especial enfoque no poder local.

Recorde-se que, no Orçamento do Estado para 2016, Pedro Passos Coelho recusou-se a apresentar propostas de alteração, o que provocou algum desconforto entre os sociais-democratas. Neste OE, o PSD decidiu inverter essa estratégia.




A sua opinião11
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado SÍTIO MUITO MANHOSO Há 2 semanas


...ESTES GATUNOS QUANDO ESTAVAM NO POLEIRO ROUBAVAM E ASSALTAVAM TUDO E TODOS . . . AGORA PARA ENGANAREM O PAGODE QUEREM TUDO E DE PREFERÊNCIA LAVAR O CÉREBRO E QUE O POVO PERCA A MEMÓRIA !

QUE O POVO NUNCA MAIS PERCA A MEMÓRIA !

comentários mais recentes
Anónimo Há 2 semanas

O PSD fará tudo o que puder para que venha a bancarrota porque os pafs acham que é a única maneira de voltarem ao poder. E se calhar nem assim ..

Pedro Cunha Há 2 semanas

Deixa ver se percebo! Esta n é 1 medida eleitoralista da PAF? N, claro que n !
Então estes senhores que no governo atrofiaram as Camaras municipais e o país para esticar a passadeira à srª Alemã, agora querem + dinheiro para as autarquias, querendo forçar o actual governo a isso?
Haja paciência!

HUM !!! CHEIRA-ME A ESTURRO ! Há 2 semanas

O PSD sabe que nos proximos 12 anos não será poder. Mas tem que alimentar a maquina pesada que são os militantes. Uma maneira de alimentar a maquina será através das autarquias. Daí estarem a pedir mais dinheiro. Deem mais dinheiro, mas façam inspeções anuais a todas as autarquias. Chega de regabofe

Rogério bento Há 2 semanas

Seria óptimo que procedessem à revogação de taxas absurdas, por exemplo, na factura da água, e já que falamos de psd, a diminuição da percentagem de imi nas suas câmaras, por exemplo Mafra. ..

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub