Política PSD votará contra descida da TSU para patrões

PSD votará contra descida da TSU para patrões

Se a redução das contribuições para as empresas for ao Parlamento, os sociais-democratas votarão contra. O anúncio terá sido feito por Passos Coelho na reunião com o grupo parlamentar.
PSD votará contra descida da TSU para patrões
Marta Moitinho Oliveira 12 de janeiro de 2017 às 12:36
O PSD vai chumbar a redução da Taxa Social Única (TSU) para os patrões se a medida for ao Parlamento. A decisão terá sido comunicada pelo presidente do partido esta quinta-feira na reunião do grupo parlamentar, avançam o Público e o Observador. Ao Negócios, duas fontes apontam no mesmo sentido.  

A redução da TSU para os empregados faz parte do acordo de concertação social sobre o aumento do Salário Mínimo Nacional (SMN).

O salário mínimo subiu de 530 euros para 557 euros desde o início do ano. O acordo conseguido com patrões e UGT consagra também um aumento do desconto da TSU, dos actuais 0,75 para 1,25 pontos percentuais.

Nenhuma destas decisões tem de passar obrigatoriamente pelo Parlamento - o aumento do SMN já está aliás em vigor - mas Bloco, PCP e Verdes anunciaram que queriam levar a descida da TSU a votação, através de um pedido de apreciação parlamentar.

O objectivo destes partidos é impedir a redução das contribuições para o patronato.

Para conseguir manter o acordo em concertação social, o PS precisa dos votos do PSD. 

"Somos frontalmente contra a descida da TSU como forma de compensar o aumento do salário mínimo", justificou Luís Montenegro, citado pela Lusa, no final da reunião do grupo parlamentar que decorreu à porta fechada, desafiando os partidos que apoiam o Governo a entenderem-se sobre esta matéria.

Caso o BE concretize a intenção anunciada de pedir a apreciação parlamentar sobre o acordo alcançado em concertação social, o PSD votará a favor da iniciativa: "Não seremos uma muleta", prometeu Montenegro.

Ao Negócios, o Bloco disse que não recuará na intenção de avançar com a contestação à medida acordada em concertação social. 

(Notícia actualizada às 12:57 com mais informação)

 




A sua opinião13
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 1 semana


PS - BE - PCP - e seus votantes - ROUBAM OS TRABALHADORES E PENSIONISTAS DO PRIVADO

A FP está a roubar os salários dos trabalhadores do privado...

que pagam impostos cada vez mais altos para sustentar os ELEVADOS salários, e as ABSURDAS pensões da FP-CGA.

comentários mais recentes
O tição Costa não dura até ao final Há 1 semana

Não gosto de PPC mas neste caso tem razão. O tição Costa só tem de se virar para o BE e PCP. O PSD ganhou, mas o Costa perdedor queria ser PM, e não se aliou a PPC. Por isso eu no lugar de Passos votava tudo contra, o Costa q se apoie nas 2 muletas q arranjou pq senão nunca era PM. Costa é usurpador

Anónimo Há 1 semana

Chega a ser cómico. Então Passos Coelho, que sempre defendeu a descida da TSU para patrões (falava-se em 4% na altura), agora vota contra. Isto só prova o quanto porca é a politica.

ChinesShangai Há 1 semana

Anonimo, vai chupale no calalo, és um ploco badalhoco, vai buscale o celeblo ao esgotlo, és uma aberraçãole, deves tele o cotovelos inchadlos como os conlos que tens na tesla, vaile vele, o ploco cagale que é disso que tu gostlas, és um mentiroso compulsivo irrevogável, não percebes nadla de contlas, quelias para a tua refomla os milholes 10 anos dos últimos 15, depois os FP é que não ganham a refloma do que descontam, enfim vai lavale a lingua.

Anónimo Há 1 semana

O falido de Massamá está desesperado... não tarda e está no desemprego... e o pior é que não faz cá falta nenhuma... sempre foi e continua uma marioneta dos especuladores... trabalhar para este senhor é perda de tempo... só ganha pontos no botabaixismo...

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub