Política Quarteto dos Estados árabes mantém desconfiança sobre Qatar

Quarteto dos Estados árabes mantém desconfiança sobre Qatar

O quarteto árabe considera que o memorando de entendimento assinado pelos EUA e pelo Qatar esta terça-feira "não é suficiente" para garantir que este país vai lutar contra o financiamento do terrorismo.
Quarteto dos Estados árabes mantém desconfiança sobre Qatar
Lusa 11 de julho de 2017 às 23:49

Em comunicado conjunto emitido a partir da capital saudita, Arábia Saudita, Egipto, Emirados Árabes Unidos e Barém afirmaram: "Este passo não é suficiente e os quatro países vão vigiar de perto a seriedade das autoridades do Qatar na luta contra todas as formas de financiamento de terrorismo".

 

Acrescentaram que não confiam em qualquer compromisso adoptado por Doha "sem impor estritos mecanismos de controlo para verificar a sua seriedade" na hora de "regressar ao caminho natural e correcto".

 

O quarteto acusou as autoridades do Qatar de continuarem sem respeitar todos os seus compromissos a este respeito, desde os Acordos de Riade, de 2013 e 2014.

 

Hoje, o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, e o seu homólogo do Qatar, Mohamed bin Abderrahman al Zani, assinaram em Doha um memorando de entendimento contra o financiamento do terrorismo, se bem que ambos tenham destacado que este não estava associado à actual crise diplomática com aqueles quatro Estados árabes, que acusam o Qatar de apoiar grupos radicais. 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub
pub
pub
pub