Finanças Públicas Quatro previsões da Fitch para a economia portuguesa

Quatro previsões da Fitch para a economia portuguesa

A agência divulgou um relatório detalhado sobre a economia portuguesa. Prevê que o rácio da dívida sobre o PIB comece a descer este ano, estima défices abaixo de 3% mas com uma redução limitada em 2017.
Quatro previsões da Fitch para a economia portuguesa
Bloomberg
Rui Barroso 16 de fevereiro de 2017 às 14:33
A Fitch divulgou as previsões para a economia portuguesa para os próximos anos. A agência estima que o país consiga manter saldos primários (a diferença entre as receitas e as despesas, excluindo a factura com juros) nos próximos anos. Em 2018 pode superar os 2,5% do PIB.

As recapitalizações bancárias têm impedido o rácio da dívida sobre o PIB de descer apesar da redução dos défices orçamentais. Em 2016 a Fitch estima que tenha sido de 130% do PIB. A agência refere que antecipa "uma redução lenta" nos próximos anos até 123,8% em 2020.

Para este ano, a Fitch antecipa que o défice suba face a 2016 devido à "maior despesa pública antes das eleições autárquicas". Ainda assim, dependendo da análise do Eurostat à injecção de dinheiro público na CGD, a agência antecipa défices abaixo de 3%.

Do lado do crescimento, a Fitch refere que "o potencial de crescimento é de apenas 1,4%, com poucas evidências de que os constrangimentos estruturais tenham sindo enfrentados".
 



A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
ahah 16.02.2017

estes rapazinhos andam um bocado atrasados...

pub