Américas Quem votou em quem nas eleições americanas?

Quem votou em quem nas eleições americanas?

As sondagens à boca da urna são claras: Trump conquistou os homens, Hillary as mulheres. O milionário seduziu os eleitores com menos qualificações que moram nos subúrbios, a democrata cativou os mais pobres e quem vive nas grandes cidades. Saiba quem votou em quem nas eleições de terça-feira.
Quem votou em quem nas eleições americanas?
Bruno Simões 10 de Novembro de 2016 às 10:21
Género
Tal como se esperava, em especial depois dos comentários de Donald Trump, a maioria das mulheres votou em Hillary Clinton. Mas as brancas preferiram Trump (53% contra 43%). As mulheres negras votaram Hillary de forma massiva (94% contra 4%), mas são em menor número.
Orientação sexual
A comunidade gay, lésbica, bissexual e transgénero apoiou de forma expressiva a candidata democrata, mas representava apenas 5% do total. Entre os eleitores heterossexuais, que representam a grande maioria da amostra, Trump foi o candidato preferido por uma unha negra.
Raça
Hillary Clinton recolheu as preferências das minorias raciais e étnicas, como se antecipava. Porém, o reforço da participação destas comunidades não se traduziu num aumento da votação nos democratas. Hillary teve menos votos do que Obama, Trump teve mais que Romney.
Idade
O eleitorado mais jovem, especialmente entre os 18 e os 29 anos, optou por votar em Hillary Clinton. À medida que as faixas etárias aumentam, também cresce o número de votos em Donald Trump. A maioria dos eleitores acima dos 45 anos preferiu o candidato republicano.
Filiação Partidária
Os eleitores filiados nos dois principais partidos votaram maioritariamente nesses partidos (embora os republicanos tenham sido mais fiéis que os democratas). Mas Trump surpreendeu ao ficar com a maioria do eleitorado independente, onde Sanders poderia marcar pontos.
Habilitações
Os eleitores com qualificações mais baixas votaram preferencialmente em Donald Trump. É essa uma das suas principais bases eleitorais. Hillary Clinton pontua melhor entre os eleitores que têm um licenciatura universitária e especialmente entre os que têm graus superiores.
Religião
Donald Trump recolheu as preferências da maioria dos eleitores protestantes e católicos, as duas religiões mais representativas nos EUA. Clinton registou os melhores resultados entre judeus e entre os americanos que são agnósticos, cujo número é bastante inferior.
Rendimentos
Os eleitores com rendimentos mais baixos votaram maioritariamente em Hillary Clinton. Trump só conseguiu convencer de forma clara os eleitores que ganham entre 50 mil e 100 mil euros. Nos escalões superiores, Trump recolheu a maioria dos votos mas por margens muito pequenas.


Fonte: Sondagens à boca da urna da Edison Research para a ABC, AP, CBS, CNN, Fox e NBC a partir de uma amostra de 24.537 eleitores.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub
pub
pub
pub