Economia Quer ir para Angola? Então tire as suas dúvidas

Quer ir para Angola? Então tire as suas dúvidas

Esclareça as suas dúvidas antes de tomar a decisão de partir para Angola. Hermíno Santos escreveu um guia para profissionais portugueses que dá resposta às perguntas mais frequentes.
Celso Filipe 20 de julho de 2011 às 16:30
Angola é um dos destinos preferidos dos novos emigrantes portugueses, pelas oportunidades de trabalho que oferece e também pelos ordenados que são praticados. Acontece que, às vezes, se parte à “aventura”, desconhecendo pormenores essenciais para uma boa adaptação ao país.

Hermínio Santos, que entre Setembro de 2005 e Dezembro de 2010 foi assessor de comunicação do grupo Escom, acaba de editar um livro com a chancela da Planeta, que se assume como um guia essencial para profissionais portugueses que queiram trabalhar em Angola. Trata-se de um auxiliar preciso, escrito em estilo didáctico, que lhe permite tirar todas as dúvidas, antes de tomar a decisão de partir.

Aqui ficam cinco perguntas e outras tantas respostas que servem de aperitivo para o que pode encontrar no livro.

Qual é, em média, um vencimento em Angola?

Um administrador pode ganhar mensalmente em 15 a 20 mil dólares. Um director entre 10 a 15 mil dólares e um técnico entre 4.500 e 6.000 dólares. As viagens, renda de casa e carro com motorista (para as duas primeiras categorias) são geralmente benefits’.

O que devo ter em conta antes de tomar a decisão de ir para Angola?

Falar com várias pessoas que estejam em Angola e que tenham um estilo de vida idêntico ao seu. Deve ter expectativas baixas, esclarecer todos os detalhes do seu contrato, fazer um ‘check up’ físico e levar os medicamentos considerados essenciais. Ao nível da segurança aconselha-se o bom senso e deve ir munido de uma grande dose de paciência porque o ritmo angolano é muito diferente do português.

Tomada a decisão de ir para Angola, quais os erros a evitar?

Evite ir para Angola apenas para ganhar dinheiro. Se não houver uma boa adaptação não há dinheiro que pague a desadaptação. Não vá com espírito de facilitismo. Deve manter-se fiel a si próprio e aumentar ainda mais o grau de exigência perante o trabalho.

Que opções de escolas existem para os meus filhos?

Escolher uma escola para os filhos em Luanda ou em outros locais de Angola é uma tarefa complexa. A esmagadora maioria dos expatriados ou outros profissionais escolhe os colégios privados e internacionais.

Como posso formar uma empresa em Angola?

Um regra fundamental é ter um contacto local em quem confia. Esse contacto será vital para lhe abrir portas, desbloquear burocracias e dar-lhe conselhos sobre como investir.

Extraído do livro de Hermínio Santos, “Trabalhar em Angola”, editora Planeta




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Graca Amorim 10.02.2012

Empresário português com empresa em Angola, constituída pela ANIP (capital estrangeiro), procura parceiro comercial


Sou neste momento proprietário de uma empresa, ainda constituída no regime anterior pela ANIP, com CRIP, alvarás e todas as licenças actualizadas, cuja actividade principal: venda e aluguer de viaturas, comércio de acessórios e oficina auto.
Situada na principal artéria da cidade, onde esta implantado o negocio.
Devido a impossibilidade de abarcar todos os sectores da empresa, procuro pessoa idónea, responsável e com largos conhecimentos no ramo e que esteja disponível para explorar o sector em Angola.
Devido a estrutura e localização da empresa, garanto que é um negócio altamente rentável.
Sendo este um assunto muito sério, pretendo seleccionar de acordo com as motivações e conhecimentos na área, propondo parceria ou cedência de quotas.
Se este não estiver enquadrado neste perfil mas tiver conhecimento de alguém que o possa estar, agradeço o favor de transmitir este email.
email: vianauto.silva@gmail.com
Telem.913176871
Com os meus cumprimos
Graça Amorim