Rajoy quer que países europeus cedam controlo orçamental a nova autoridade
02 Junho 2012, 18:42 por Lusa
2
Enviar por email
Reportar erro
0
"Precisamos de ceder mais soberania, especialmente na área orçamental", afirmou hoje o primeiro-ministro espanhol.
O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, defendeu hoje que os países que integram a zona euro devem ceder o controlo dos seus orçamentos nacionais a uma autoridade europeia, de forma a fortalecer a moeda única.

"Precisamos de ceder mais soberania, especialmente na área orçamental", afirmou hoje Rajoy numa conferência em Sitges (perto de Barcelona).

O responsável, citado pela agência de informação financeira Bloomberg, acrescentou que a nova entidade "além de ser a estora da dívida europeia, daria um impulso fundamental para a confiança no euro".

A Espanha procura um aprofundamento da integração europeia, enquanto se tenta proteger dos investidores que atiraram o prémio de risco da dívida espanhola para um novo máximo na sexta-feira.

Rajoy também apelou ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, para que os países da zona euro formem uma união bancária com um único regulador e com um fundo de garantia de depósitos comum.

"A Espanha vai vencer a tempestade com os seus esforços e com o apoio dos parceiros europeus", afirmou o governante espanhol, que diz que o país não está à beira do precipício.

2
Enviar por email
Reportar erro
0
pesquisaPor tags:
alertasPor palavra-chave: