Política Ramalho Eanes preocupado com estado de saúde de Mário Soares

Ramalho Eanes preocupado com estado de saúde de Mário Soares

"A ele se deve em grande parte a liberdade de que usufruímos e a democracia consolidada de que o Portugal actual dispõe", afirmou o ex-chefe de Estado, Ramalho Eanes.
Ramalho Eanes preocupado com estado de saúde de Mário Soares
Correio da Manhã
Lusa 15 de dezembro de 2016 às 16:04
O antigo Presidente da República Ramalho Eanes disse hoje acompanhar "com muita preocupação" o estado de saúde de Mário Soares, enquanto a sua mulher, Manuela Eanes, sublinhou o "espírito de oração" e desejos de paz e respeito.

"[Acompanho] com muita preocupação, creio que como todos os portugueses. Mário Soares é para nós todos - para mim também - uma referência histórica de peso indiscutível. A ele se deve em grande parte a liberdade de que usufruímos e a democracia consolidada de que o Portugal actual dispõe", afirmou o ex-chefe de Estado.

António Ramalho Eanes falava à margem da conferência que proferiu sobre o tema "Portugal no tempo e no mundo", no encerramento do ano académico de 2016 da Academia das Ciências de Lisboa, tendo sido convidado pelos sócios efectivos daquela instituição para orador principal.

"Espero e desejo as boas melhoras dele para que possamos, durante mais tempo, ter a sua presença e ter nele a nossa inspiração e rever nele tudo o que fizemos para que Portugal fosse digno e democrático", continuou Eanes, endereçando aos filhos de Mário Soares - que lhe sucedeu na chefia do Estado em 1986 - "cumprimentos e votos de que as melhoras ocorram rapidamente e sejam duradouras".

Manuela Eanes declarou que a sua família, "como todos os portugueses", acompanha a situação do antigo primeiro-ministro e também ex-Presidente da República "com muito respeito, amizade e, ao mesmo tempo, muita preocupação", desejando momentos "de muita paz" e "sem sofrimento".

"Já mandei uma mensagem à [filha] Isabel [Soares,], que admiro muito, por quem tenho muita estima e amizade e consideração. Neste momento, o importante é partilharmos com a família e sentirem que estamos a acompanhar com muita amizade e espírito de oração", afirmou, destacando "o tanto" que Portugal deve ao antigo líder e fundador do PS, "pelo que fez, pelo seu contributo fundamental para a democracia e a liberdade".

Mário Soares, 92 anos, está internado desde a madrugada de terça-feira no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, com prognóstico reservado.

Segundo o porta-voz daquela unidade hospitalar, continua a registar-se "uma ligeira evolução na resposta aos estímulos externos", embora o estadista permaneça inconsciente.



A sua opinião4
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
MÁRIO SOARES: O VELHO LEÃO DA POLÍTICA PORTUGUESA 15.12.2016

Todos temos defeitos.
Todos cometemos erros.
Quem aqui não se sentir retratado, que atire a 1ª. pedra, como disse Jesus.
MÁRIO SOARES poderá não ter sido perfeito, mas foi, porventura, com ÁLVARO CUNHAL (àparte ideologias ), o maior político português da 2ª. metade do século passado.

Anónimo 15.12.2016

Nao querera este generalizado por uma vez depois que se encostou a mama descer ha terra.Sociedade intochicada:SIMPLISTAS.

Anónimo 15.12.2016

Parece que o reinado de algumas vacas sagradas com mordomias vitalícias está a chegar ao fim...para eles o descanso eterno, para os que ficam algum alívio nos encargos.

TBrites 15.12.2016

O que raio tem isto que ver com economia?!

pub