Orçamento do Estado Rendas de estudantes deslocados com menos de 25 anos incluídas nas deduções de IRS

Rendas de estudantes deslocados com menos de 25 anos incluídas nas deduções de IRS

O valor do arrendamento a estudantes deslocados até aos 25 anos deverá passar a ser incluído nas deduções de formação e educação em sede de IRS, segundo uma proposta preliminar do Orçamento do Estado para 2018 (OE2018).
Rendas de estudantes deslocados com menos de 25 anos incluídas nas deduções de IRS
Carlos Barroso/CM
Lusa 11 de outubro de 2017 às 19:23
De acordo com uma proposta preliminar do OE2018 datada de 10 de Outubro, que poderá ainda sofrer alterações e a que a Lusa teve hoje acesso, podem ser consideradas naquelas deduções os montantes relativos ao "arrendamento de imóvel ou de parte de imóvel no caso de estudantes até aos 25 anos que se encontrem deslocados da residência permanente do agregado familiar".

Actualmente, o código do IRS permite a dedução de "30% do valor suportado a título de despesas de formação e educação por qualquer membro do agregado familiar, com o limite global de 800 euros", sendo consideradas para esta rubrica o pagamento de creches, jardim-de-infância, lactários, escolas, estabelecimentos de ensino e outros serviços de educação, bem como as despesas com manuais e livros escolares.

Segundo esta proposta preliminar, poderá ser "dedutível a título de rendas um valor máximo de 200 euros anuais, sendo o limite global de 800 euros aumentado em 100 euros quando a diferença seja relativa a rendas".

Ou seja, o limite global da dedução para esta categoria da despesa, de 800 euros por ano, pode subir para os 900 euros desde que o aumento se deva ao pagamento de rendas.

De acordo com a versão preliminar que poderá ainda ser alterada em Conselho de Ministros, para serem consideradas, as facturas deverão conter "a indicação de que este se destina ao arrendamento de estudante deslocado", sendo que esta dedução "não é cumulável, em relação ao mesmo imóvel, com a dedução relativa a encargos com imóveis".

A proposta de OE2018 será entregue na Assembleia da República na sexta-feira, dia 13 de Outubro, dois dias antes do prazo limite que este ano coincide com um domingo.



A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 1 semana

Estudantes vão passar a pagar mais 30% pelo alojamento para pagar o recibo que vão exigir a quem aluga o quarto.

comentários mais recentes
Anónimo Há 1 semana

Estudantes vão passar a pagar mais 30% pelo alojamento para pagar o recibo que vão exigir a quem aluga o quarto.

pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub