Justiça Salgado é acusado na Operação Marquês de 21 crimes

Salgado é acusado na Operação Marquês de 21 crimes

Ricardo Salgado é o terceiro arguido com mais crimes imputados pelo Ministério Público, no âmbito da acusação da Operação Marquês, que tem como figura principal o ex-primeiro-ministro José Sócrates, acusado de 31 crimes.
Salgado é acusado na Operação Marquês de 21 crimes
Bruno Simão
Alexandra Machado 11 de outubro de 2017 às 10:57
Ricardo Salgado é um dos principais alvos da acusação do Ministério Público no âmbito da Operação Marquês. São-lhe imputados 21 crimes, só superado pelo próprio José Sócrates, acusado de 31 crimes. 

Mas o arguido com mais acusações é Carlos Santos Silva, o amigo de José Sócrates que foi administrador do grupo Lena. A Carlos Santos Silva são imputados pelo Ministério Público 33 crimes.

Ricardo Salgado é acusado de um crime de corrupção activa de titular de cargo político, dois de corrupção activa, nove de branqueamento de capitais, três de abusos de confiança, três de falsificação de documentos e três de fraude fiscal qualificada. 

O envolvimento de Salgado na Operação Marquês refere-se ao envolvimento por causa da PT que levou à constituição de mais dois arguidos, agora também acusados no processo.

Henrique Granadeiro e Zeinal Bava são acusados pelo Ministério Público.

Granadeiro é acusado de oito crimes e Bava de quatro. A Henrique Granadeiro é imputado o crime de corrupção passiva, dois de branqueamento de capitais, um de peculato, um de abuso de confiança e três de fraude fiscal qualificada. Zeinal Bava é acusado de um crime de corrupção passiva, um de branqueamento de capitais, um de falsificação de documentos e dois de fraude fiscal qualificada.

Segundo o comunicado do Ministério Público, que revela a acusação no âmbito da Operação Marquês, os factos investigados tiveram lugar entre 2006 e 2015. "Ficou indiciado que os arguidos que exerciam funções públicas ou equiparadas, tendo em vista a obtenção de vantagens, agiram em violação dos deveres funcionais", diz o comunicado, que remete para a acusação do Ministério Público.

(Notícia actualizada com mais informações às 11:10)



Notícias Relacionadas
pub