Saúde Santa Maria: “Prefiro ir a tribunal por incumprimento da lei do que por homicídio”

Santa Maria: “Prefiro ir a tribunal por incumprimento da lei do que por homicídio”

Sempre que o assunto for de vida ou morte, o Hospital de Santa Maria vai tomar a decisão. Mesmo que isso implique ir parar aos tribunais, admite o seu administrador numa entrevista ao jornal Público.
Santa Maria: “Prefiro ir a tribunal por incumprimento da lei do que por homicídio”
Bruno Simão
Negócios 28 de outubro de 2016 às 09:15
O administrador do Centro Hospitalar de Lisboa Norte – que integra o Santa Maria, em Lisboa – admite contrariar as indicações do Governo sobre gastos quando se verifiquem situações-limite, dando ordem para gastar.

"Na minha instituição, sempre que estiver em causa vida de um doente, nós decidimos. Prefiro ir a tribunal por incumprimento da lei dos compromissos ou de um despacho do que ir a tribunal por homicídio", afirmou Carlos Martins numa entrevista ao Público esta sexta-feira, 28 de Outubro.

Em causa está um despacho que obriga os hospitais a pedir autorizar para todo o tipo de despesas.

Com uma dívida de 275 milhões, Carlos Martins recorda que a abertura do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, foi "dramática: perdemos 33 a 34% dos nossos utentes e essa diminuição não foi acompanhada pela redução de recursos humanos".

O gestor mostra-se mais preocupado com a evolução das carreiras de enfermeiros do que dos médicos. "Temos perdido enfermeiros com 10, 15 anos de experiência em áreas críticas", lamentou.



A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas


Os ladrões de esquerda

PS DEIXA MORRER UTENTES DO SNS... PARA DAR MAIS DINHEIRO AOS FP:

- PS aumenta despesa com salários da FP em 500 milhões de Euros;

- PS reduz horário da FP para 35 horas;

- PS corta orçamento dos Hospitais Públicos.

Ciifrão Há 3 semanas

Nem uma coisa nem outra, fica é bem dizer estas coisas.

pub