Economia Situação "pouco estabilizada" na Alemanha preocupa Portugal

Situação "pouco estabilizada" na Alemanha preocupa Portugal

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, disse hoje, em Paris, que "uma situação pouco estabilizada na Alemanha" deve preocupar Portugal.
Situação "pouco estabilizada" na Alemanha preocupa Portugal
Bruno Simão/Negócios
Lusa 21 de novembro de 2017 às 11:24

"Ter uma situação pouco estabilizada na Alemanha é naturalmente uma questão que nos deve preocupar como europeus e como estado-membro desta comunidade", afirmou Maria Manuel Leitão Marques à imprensa, à margem de uma conferência internacional sobre Inovação na Administração Pública, na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ou Económico (OCDE).

 

A governante lembrou que a Alemanha "é um país central para toda a União Europeia".

 

Acrescentou que a União Europeia "enfrenta desafios muito importantes", nomeadamente na área da inovação, porque "demora muito a aprovar uma diretiva, um regulamento".

 

Esta segunda-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, disse que está pronta para ser candidata a novas eleições, cenário que prefere ao de formar um governo minoritário, se não for possível uma coligação.

 

A União Democrata-Cristã (CDU), de Merkel, que venceu as legislativas de 24 de Setembro sem maioria absoluta, viu o seu anterior parceiro de governo, o Partido Social-Democrata, recusar uma nova coligação.

 

A CDU iniciou conversações com o Partido Liberal e com os Verdes, mas, no domingo, os liberais anunciaram que abandonam as negociações.

 




pub