Política Sócrates: “Parem de escavar. Parem com a austeridade. Parem com esta loucura”

Sócrates: “Parem de escavar. Parem com a austeridade. Parem com esta loucura”

O ex-primeiro-ministro considera que a solução para a crise é o fim da austeridade. "Parem de escavar", afirmou José Sócrates, em entrevista à RTP.
Sócrates: “Parem de escavar. Parem com a austeridade. Parem com esta loucura”
João Miguel Rodrigues/Correio da Manhã
Marlene Carriço 27 de março de 2013 às 22:37

José Sócrates, ex-primeiro-ministro, diz que a solução para a actual crise que o País atravessa passa pelo fim da austeridade e apresentou até uma imagem para caracterizar a situação a que o País chegou.

 

“A imagem que me ocorre quando vejo o que se passa é que o Governo se meteu num buraco e acha que o que deve fazer é começar a escavar. E eu digo: parem de  escavar. Parem com a austeridade. Paremos com esta loucura”, disse Sócrates esta noite durante a sua primeira entrevista à RTP, depois de dois anos afastado da vida política. Segundo o ex-governante, “se continuarmos a cavar não cumprimos nem na dívida nem no défice”.

 

Sócrates disse ainda que o actual Governo está a cometer um “erro económico e político seríssimo” ao não pôr travão à austeridade.  Prova disso é que, segundo o ex-governante, o défice é “muito semelhante ao de 2010” e, “nos últimos 20 anos, o ano em que a dívida pública mais subiu foi 2012”.

 

Sócrates procurou assim desconstruir o que o actual Executivo diz quando o acusa de despesismo: “Entre 2008 e 2010, altura em que subiram todas as dívidas, a dívida pública portuguesa subiu 20 pontos. Entre 2010 e 2012 subiu 30, para 123”.


A sua opinião221
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Lkkl 28.03.2013

Jornalistas mediocres ! Gostava de ver o José Gomes Ferreira a entrevistar o Sócrates . Mas aposto que o Sócrates não é idiota . Nunca na vida vai aceitar ser entrevistado por um jornalista que conhece ao pormenor todos os contratos que fez com os amigos . Do resto é um "fait-diver" . Agora já é tarde; a cagada já está feita e ou pagamos a divida ou seguem-se muitos anos de fome . É preciso também dizer que o Sócrates é o "expoente máximo" da dívida mas é algo que já vem muito detrás . Sempre tivemos politicos medíocres . O Sócrates é apenas mais um !

comentários mais recentes
JCGX 31.03.2013

Penso que Portugal e os portugueses dispensavam, agora, a "ajuda" de José Sócrates. Porque o tipo parece que estudou entretanto mas não aprendeu mais nada. O tipo constroi uma "narrativa" estribada num pilar falacioso: o de que o problema de Portugal era apenas financeiro. Sócrates pressupõe e induz que com medidas meramente financeiras a fase problemática de Portugal se ultrapassaria. Erro preocupante o de Sócrates ainda não ter percebido que por detrás dos problemas financeiros de Portugal, estão problemas económicos: uma economia pouco produtiva e pior ainda fortemente distorcida, geradora de um forte e crescente desequlíbrio externo que mais tarde ou mais cedo acabaria por estoirar. Era tempo de Sócrates (e de muita gente) já ter percebido isto. Sem atacar-mos o problema económico fundamental - reestruturação e crescimento da boa economia - não resolvemos de forma sustentável os problemas financeiros.

Tintin 31.03.2013

“Parem de escavar. Parem com a austeridade. Parem com esta loucura” Pois se assim não for, mais falcatruas tuas se virão a descobrir... É muita falta de vergonha ou julga que o resto, além de uns quantos que o apaparicam para ver se voltam ao tacho, é tudo parvo.

Putz 30.03.2013

Socrotários univos porque nois ainda quer poleiro biba u noisssuu Burro Chavez

fern 30.03.2013

miseravel!

ver mais comentários
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub