Eleições Sondagem: Medina vence em Lisboa com maioria absoluta

Sondagem: Medina vence em Lisboa com maioria absoluta

Uma sondagem da Aximage, feita para o Negócios e o Correio da Manhã, dá uma vitória esmagadora a Fernando Medina. O PSD fica pela primeira vez atrás do CDS. À esquerda, não há surpresas.
Sondagem: Medina vence em Lisboa com maioria absoluta
Miguel Baltazar/Negócios
Manuel Esteves 23 de setembro de 2017 às 07:00

O actual presidente da Câmara de Lisboa e candidato do PS deverá vencer as eleições de dia 1 de Outubro com maioria absoluta, revela uma sondagem realizada pela Aximage para o Negócios e Correio da Manhã. Este estudo atribui a Fernando Medina 47% das intenções de voto, a que correspondem 9 a 10 vereadores, mais de metade do número total, 17. Ainda assim, Medina não consegue alcançar o resultado obtido pelo seu antecessor, António Costa, em 2013, que chegou aos 50,9% dos votos e 11 vereadores.

A segunda principal conclusão da sondagem da Aximage é que o PSD fica atrás do CDS, algo inédito em Lisboa. A candidata e líder do CDS, Assunção Cristas, regista 12,6% das intenções de voto, mais 2,7 pontos do que a sua rival Teresa Leal Coelho, candidata do PSD. A confirmar-se, este será o pior resultado de sempre do PSD em Lisboa, abaixo dos 15,9% de Fernando Negrão em 2007. Tanto PSD, como CDS deverão eleger entre dois e três vereadores.

Nas últimas eleições, PSD e CDS concorreram juntos apoiando Fernando Seara que obteve 22,4% dos votos. Agora, a soma das intenções de voto da candidatura do CDS e PSD dá 23,5%, ligeiramente acima face a 2013. 

O candidato da coligação encabeçada pelos comunistas, João Ferreira, terá 8,5% dos votos, reelegendo-se a si e ao número dois da sua candidatura, à semelhança do que aconteceu há quatro anos. Quanto ao Bloco de Esquerda, que em 2013 não elegeu João Semedo por uma unha negra, deverá conseguir finalmente regressar à câmara da maior cidade do país, desta vez com Ricardo Robles.

Note-se que, tal como todas as sondagens, também esta tem uma margem de erro, que a Aximage quantifica 4%. Ou seja, há 95% de probabilidade que os resultados estejam dentro do intervalo de valores que vai entre a estimativa menos quatro pontos e a estimativa mais quatro pontos.  

 

Medina melhor do que Costa

Ainda segundo o estudo da Aximage, 39,5% dos lisboetas aprovam a gestão de Fernando Medina, considerando que tem actuado "bem", aos quais se juntam 4,1% que acham que tem estado "muito bem". Porém, cerca de 40% mostra-se menos convencido, considerando que a Câmara tem actuado "assim-assim". Finalmente, 12,6% acham que o actual presidente tem trabalhado mal, dos quais 6,1% dizem mesmo "muito mal". 

Apesar da sondagem da Aximage dar menos votos a Medina do que os obtidos pelo seu antecessor há quatro anos, os lisboetas mostram-se mais convencidos com a governação do actual presidente do que a de António Costa: 47% dizem que Medina esteve "melhor" do que Costa e 31% consideram que tiveram um desempenho "igual". Só 13% acha que Medina foi pior do que Costa.



Ficha técnica

Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.

Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 600entrevistas efectivas: 270 a homens e 330 amulheres; A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.

Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo de corrido nos dias 17 e 20 de Setembro de 2017, com uma taxa de resposta de 82,4%.

Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 600entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 4,00%).

Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.




A sua opinião18
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 25.09.2017

"Das Caldas": é o que está a faltar á tua sopeira ....

Das Caldas 25.09.2017

Anda aqui um gajo com o nick MR TUGA que ofende o povo português constantemente. O tipo anda a pedir "um das Caldas" mas bem avantajado.

Anónimo 25.09.2017

Pudera! O tipo esteve estes anos todos a fazer campanha eleitoral na TVI!

DOR DE... 25.09.2017

Ó MR TUGA, você anda com uma dor de c..no do ca..lho. Vocês vão desaparecer do mapa autarquico. Qeixe-se à Merkel.

ver mais comentários
pub