Política Sondagem: PSD sobe pela primeira vez desde Abril. Popularidade do Governo em queda

Sondagem: PSD sobe pela primeira vez desde Abril. Popularidade do Governo em queda

Uma sondagem da Eurosondagem revela uma queda nas intenções de voto no PS e um aumento no PSD. Já a popularidade do Governo registou a maior descida desde a sua tomada de posse.
Sondagem: PSD sobe pela primeira vez desde Abril. Popularidade do Governo em queda
Miguel Baltazar/Negócios
Sara Antunes 08 de setembro de 2017 às 12:53

As intenções de voto no PS pelos inquiridos pela Eurosondagem revelam uma descida, com o partido que tem António Costa como secretário-geral a arrecadar 40,3% dos votos, menos 0,5 pontos percentuais (p.p.), segundo uma sondagem realizada para o Expresso e SIC.

 

Já o PSD viu subir as intenções de voto em 0,6 pontos para 28,7%, uma evolução que já não se verificava desde Abril.

 

À excepção do PSD e do PAN todos os partidos viram diminuir as intenções de voto na sondagem publicada esta sexta-feira, 8 de Setembro. O PAN viu aumentar em 0,4 pontos as intenções de voto para 1,5%. Já o Bloco de Esquerda manteve 8,4%, a CDU diminuiu 0,3 pontos para 7,3% e o CDS diminuiu 0,1 pontos para 6,8%.

 

No que respeita à popularidade, o Governo registou uma quebra de 5,3%, a maior desde que tomou posse, em Novembro de 2015, revela o Expresso. Este estudo de opinião foi realizado entre 31 de Agosto e 6 de Setembro.

Esta é assim a primeira grande quebra da popularidade do Governo, depois de um Verão marcado por alguns episódios negativos: incêndios de Pedrógão Grande, que provocaram a morte a 64 pessoas, e o roubo de material militar em Tancos.

 

Quanto aos líderes políticos, todos receberam uma avaliação menos positiva no inquérito deste mês, à excepção de Marcelo Rebelo de Sousa, cuja popularidade aumentou 0,2 pontos.