Política Sondagem: Rio é melhor candidato contra Costa do que Santana

Sondagem: Rio é melhor candidato contra Costa do que Santana

António Costa recolhe maior confiança dos inquiridos pela Aximage para desempenhar o cargo de primeiro-ministro, tanto numa disputa contra Rui Rio como contra Santana Lopes. Contudo, o ex-autarca portuense surge como melhor candidato contra o primeiro-ministro do que Santana.
Sondagem: Rio é melhor candidato contra Costa do que Santana
David Santiago 11 de novembro de 2017 às 10:30

Rui Rio reúne melhores condições do que Santana Lopes para uma candidatura contra o actual primeiro-ministro, mas António Costa dispõe de grande vantagem sobre qualquer um dos dois candidatos à presidência do PSD.

 

A sondagem da Aximage revela que os portugueses detêm maior confiança em António Costa para chefe de Governo do que em Rui Rio ou em Santana Lopes. O estudo de opinião feito para o Negócios e o Correio da Manhã indica ainda que Rio granjeia maior confiança dos inquiridos do que Santana.

 

À pergunta "em quem é que tem maior confiança para primeiro-ministro", 56,2% dos entrevistados preferem Costa e 34,1% optam por Rio. Perante a mesma questão, mas colocando o actual primeiro-ministro contra o antigo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, 68,4% escolhem António Costa e 21,9% indicam Santana Lopes.

 

Apesar de esta pergunta não permitir aferir com exactidão quem é que os portugueses preferem entre Rio e Santana, possibilita concluir que a preferência dos inquiridos, no que a uma disputa eleitoral contra António Costa diz respeito, recai sobre o antigo presidente da câmara do Porto.

 

Uma sondagem da Aximage, publicada em 22 de Outubro pelo Correio da Manhã, comparava Rui Rio e Santana Lopes em três cenários e em todos eles o ex-edil portuense batia o antigo primeiro-ministro e líder do PSD.

Questionados sobre quem poderá ser melhor primeiro-ministro, 64,3% apontam Rio e 21,1% Santana. Sobre quem é o melhor presidente para o PSD, 67,5% optam por Rui Rio e 23,9% por Santana Lopes. Já sobre quem dispõe de melhores condições para derrotar Costa em legislativas, 66,7% escolhem Rio e 27% Santana.

 

Depois de o resultado negativo do PSD nas autárquicas de 1 de Outubro ter levado Passos Coelho a renunciar à possibilidade de se recandidatar à presidência do PSD, Rio e Santana foram, até agora, os únicos nomes a apresentar candidatura. As eleições directas social-democratas têm lugar em 13 de Janeiro do próximo ano, seguindo-se o Congresso do partido entre 16 e 18 de Fevereiro. 





pub