Emprego Taxa de desemprego fecha o ano abaixo de 8%

Taxa de desemprego fecha o ano abaixo de 8%

O ano fecha em beleza: a taxa de desemprego desceu abaixo do limiar dos 8%, devendo ficar em 7,8% segundo a estimativa preliminar do INE.
Taxa de desemprego fecha o ano abaixo de 8%
Bruno Simão
A taxa de desemprego desceu abaixo da fasquia de 8%, o que acontece pela primeira vez desde que o mercado de trabalho começou a recuperar. O Instituto Nacional de Estatística (INE) acaba de revelar os dados de Dezembro, colocando a taxa de desemprego provisória em 7,8%, o que compara com os números já definitivos de Novembro, de 8,1%. 

É uma descida surpreendente: confirmando-se estes números, ainda provisórios, o universo de desempregados situa-se agora em 401 mil, menos 3,8% do que no mês anterior. Em relação a igual período do ano anterior, há uma descida do número de desempregados de 119,5 mil, ou seja de 23%. Tendo em conta toda a série do INE, iniciada em 1998, não se encontra uma descida anual tão forte. Num só ano, a taxa de desemprego cai 2,4 pontos, passando de 10,2% para 7,8%. 

Para se encontrar um valor mais baixo para a taxa de desemprego portuguesa é necessário recuar mais de 13 anos até Maio de 2004, quando o o nível de desemprego estava em 7,7%.  

 

A taxa de desemprego já caiu para menos de metade do valor observado no pior Dezembro de toda a série (em 2012),quando chegou a ultrapassar os 17%.

Quanto à população empregada, esta terá subido em Dezembro para 4,77 milhões, o que representa uma subida de 3,7% face a igual período do ano passado e de 0,5% em relação a Novembro. 



(Notícia actualizada às 11:22)





pub