Segurança Social Taxa de desemprego jovem sobe e contraria tendência europeia

Taxa de desemprego jovem sobe e contraria tendência europeia

A taxa de desemprego na Zona Euro foi de 8,8% em Outubro. Em Portugal, a taxa de desemprego estabilizou mas a taxa de desemprego jovem subiu, contrariando a tendência europeia.
Taxa de desemprego jovem sobe e contraria tendência europeia
Bruno Simão
Catarina Almeida Pereira 30 de novembro de 2017 às 10:50

A taxa de desemprego situou-se nos 8,8% em Outubro de 2017, a taxa mais baixa desde Janeiro de 2009. Portugal já apresenta há alguns meses uma taxa inferior à da Zona Euro (8,5%), mas a taxa de desemprego jovem, que está bastante acima da média (25,6%) agravou-se, contrariando a tendência europeia.

Mais de 18 milhões de pessoas estão desempregadas na União Europeia, 14,3 milhões das quais na Zona Euro, onde a taxa baixou uma décima face a Setembro e um ponto quando comparada período homólogo.

Portugal é agora o oitavo país com a taxa de desemprego mais elevada na União Europeia, apesar de o valor estar abaixo da Zona Euro. O valor estabilizou face a Setembro, mas está 2,6 pontos abaixo do que se registava há um ano.

Já a taxa de desemprego jovem voltou a subir em Outubro, subindo um ponto percentual num mês para 25,6%, bem acima dos 18,6% da Zona Euro. Trata-se da quarta taxa mais elevada da União Europeia, onde a taxa de desemprego jovem recuou, tal como na Zona Euro.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub