União Europeia Theresa May prepara 20 mil milhões para sair da UE

Theresa May prepara 20 mil milhões para sair da UE

A primeira-ministra britânica pretende oferecer 20 mil milhões de euros como forma de pagamento pelo Brexit, avança o Financial Times.
Theresa May prepara 20 mil milhões para sair da UE
Carla Pedro 20 de setembro de 2017 às 01:18

A primeira-ministra britânica, Theresa May, planeia apresentar esta semana uma proposta para colmatar o buraco orçamental da União Europeia num cenário pós-Brexit, que é de pelo menos 20 mil milhões de euros, avança o Financial Times.

 

Com esta proposta, que foi comunicada à chanceler alemã Angela Merkel, será feita a primeira tentativa, por parte de Londres, de tentar atender às exigências europeias no âmbito da assinatura do divórcio do Reino Unido com a UE, sublinha o jornal britânico.

Segundo a mesma fonte, o principal conselheiro de May para a União Europeia, Olly Robbins, contactou os seus contrapartes de vários Estados-membros garantindo que o discurso da primeira-ministra britânica em Florença incluirá esta oferta financeira.

 

O governo do Reino Unido tinha já anunciado na semana passada que Theresa May fará um discurso sobre o Brexit no próximo dia 22 de Setembro naquela cidade italiana.

Vários responsáveis britânicos indicaram que o Reino Unido irá certificar-se de que a sua saída não obrigará qualquer Estado-membro da UE a ter de contribuir com mais dinheiro para o orçamento europeu ou a receber menos fundos comunitários até 2020.


O tema do valor a pagar pelo divórcio entre os britânicos e o restante bloco europeu tem dado pano para mangas.

 

A 15 de Dezembro do ano passado começou por ser avançada a quantia de cerca de 60 mil milhões de euros como contrapartida pelo Brexit, exigência essa que foi refutada pelo Partido Conservador.

 

Depois, a 3 de Maio deste ano, a fasquia subiu e já se falava em 100 mil milhões como o valor da "factura de saída" – montante esse que voltou a ser referido no passado dia 20 de Julho. Entretanto, já este mês, foi posto em cima da mesa um novo número, mais "simpático" do que os anteriores: 50 mil milhões de euros.



(notícia actualizada à 01:33)




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 20.09.2017

A marreca tenta 20, mas o beijoqueiro não diz que são 100?

pub