Conjuntura Transportes levam inflação a subir 1,1% em Agosto

Transportes levam inflação a subir 1,1% em Agosto

Os preços ao consumidor aumentaram no mês passado, ficando 0,2 pontos percentuais acima do valor registado em Julho.
Transportes levam inflação a subir 1,1% em Agosto
Paulo Zacarias Gomes 12 de setembro de 2017 às 11:13
A inflação em Portugal aumentou 1,1% em Agosto, uma subida face ao mesmo período de 2016 sustentada em grande parte pela evolução dos preços nas categorias dos transportes e dos restaurantes e hotéis, num mês tradicionalmente marcado por deslocações e forte procura turística no país.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor conhecido esta terça-feira, 12 de Setembro, pressupõe uma subida de 0,2 pontos percentuais em relação ao mês de Julho. A classe com a contribuição negativa mais relevante para o índice de preços no consumidor (ICP) foi a do vestuário e calçado.

Excluindo componentes mais voláteis, como produtos alimentares não transformados e energéticos, a inflação subjacente, o valor é ainda superior: 1,3%, uma subida de três pontos percentuais face a Julho, valores semelhantes aos do índice harmonizado de preços no consumidor (IHCP).

A variação mensal do IPC foi nula, depois de os preços terem caído 0,7% entre Junho e Julho.

(Notícia actualizada às 11:30 com mais informação)



A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 12.09.2017

Isto já estamos habituados,tal como outros transportes de mercadorias,que fazem pressão sobre os governos,para nunca avançarem o transporte FERROVIARIO, é ver o Pais,com altos custos e tanta poluição de transportes rodoviarios,nisto ninguém FALA,não tem interesse.!!!!!!!!

Helder 12.09.2017

Esta linguagem pomposa 'evolução dos preços nas categorias dos transportes...' Não façam rir a malta. Escrevam português que se entenda. Parece que quanto mais estudam, mais burros são.