Zona Euro Trump de olho nas azeitonas. Departamento do Comércio investiga se Espanha faz dumping

Trump de olho nas azeitonas. Departamento do Comércio investiga se Espanha faz dumping

O Departamento do Comércio dos Estados Unidos está a investigar se Espanha, um dos maiores produtores de azeitona, está a vender a preços abaixo do custo para o mercado norte-americano. Espanha exporta mais de 20% da sua produção para os EUA.
Trump de olho nas azeitonas. Departamento do Comércio investiga se Espanha faz dumping
Joshua Roberts/Reuters
Negócios com Bloomberg 04 de agosto de 2017 às 09:32

Depois da China e do Canadá, Espanha. As autoridades dos Estados Unidos estão a investigar se Espanha está a fazer dumping com a exportação de azeitona, ou seja se está a vender as azeitonas a um preço inferior ao de custo, no mercado norte-americano, de acordo com a Bloomberg. Em específico, as azeitonas pretas tipicamente usadas nas sandes, saladas e pizzas.

O mercado das azeitonas de mesa é relativamente pequeno quando comparado com segmentos como o alumínio ou a madeira, produtos que são também exportados, nomeadamente da China e do Canadá, e que podem também estar a ser alvo de avaliações por parte das autoridades. Contudo, para Espanha, o maior produtor mundial de azeitona, o mercado americano é crucial, tendo sido o destino de 24% das exportações espanholas de azeitona, de acordo com a mesma fonte.

Apesar de haver produção nos Estados Unidos, em especial no estado da Califórnia, a maioria da azeitona consumida em solo americano é oriunda do mercado externo. Para se ter uma ideia, no ano passado, foram importadas 167 mil toneladas métricas de azeitonas, quase metade deste montante veio precisamente de Espanha, adianta a Bloomberg.

No mês passado, o Departamento do Comércio revelou que estava a investigar se as importações espanholas estavam a ser vendidas abaixo do preço de custo nos Estados Unidos. Uma investigação que foi desencadeada depois de, em Junho, a Fair Trade in Ripe Olives ter apresentado uma queixa em nome de dois membros. É dito na queixa que, ainda que este sector nos EUA esteja em queda há várias décadas, esse declínio foi acelerado pelos subsídios europeus que permitem aos produtores espanhóis ficar com mais quota de mercado no retalho doméstico, de acordo com a mesma fonte.

Para Espanha, os Estados Unidos são um mercado vital e a aplicação de potenciais restrições à venda de azeitonas pode custar à indústria 350 milhões de euros em cinco anos, de acordo com cálculos feitos pela associação de exportadores Asemesa, citada pela Bloomberg. Esta associação considera mesmo que os empresários norte-americanos estão a usar esta queixa para tentarem eliminar a concorrência que, neste caso, as empresas espanholas fazem.

A Comissão Europeia está a acompanhar o tema desde que foi feita a queixa e está a dar apoio legal aos produtores do país vizinho, adiantou um porta-voz à agência de informação. "A Comissão Europeia está a intervir para defender o direito dos produtores espanhóis exportarem para os Estados Unidos em linha com as regras da Organização Mundial do Comércio", disse ainda o porta-voz.

 

A decisão se os produtores norte-americanos foram prejudicados por, alegadas práticas de dumping das firmas espanholas, deve ser conhecida na próxima segunda-feira. Ainda assim, ainda hoje poderá ser antecipado qual o veredicto das autoridades norte-americanas. A investigação pode levar à imposição de tarifas punitivas às exportadoras espanholas ainda este ano.




A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Cipião Numantino da Boina 04.08.2017

espanhã ponham-se a pau
ele é maluco
quando começar a guerra, ele amanda-vos 2 ou 3 bombocas....

comentários mais recentes
Anónimo 04.08.2017

Ao menos este refila. Nós caladinhos que nem uns ratos. Que as azeitonas de Espanha são muito mais baratas que as Portuguesas é verdade, agora se há dumping, a autoridade da concorrência devia saber. Mas, como nada funciona em Portugal!

pertinaz 04.08.2017

DE ESPANHA NEM BOM VENTO NEM BOM CASAMENTO

Cipião Numantino da Boina 04.08.2017

espanhã ponham-se a pau
ele é maluco
quando começar a guerra, ele amanda-vos 2 ou 3 bombocas....

pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub