Américas Trump e Trudeau reúnem-se para o mais importante encontro em décadas

Trump e Trudeau reúnem-se para o mais importante encontro em décadas

O primeiro encontro entre o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na segunda-feira, pode ser o mais importante em décadas entre os líderes dos dois países vizinhos.
Trump e Trudeau reúnem-se para o mais importante encontro em décadas
REUTERS
Lusa 12 de fevereiro de 2017 às 19:18
Justin Trudeau vai estar na Casa Branca num momento em que muitos canadianos temem que Donald Trump promulgue medidas proteccionistas que possam prejudicar a economia do país.

O primeiro-ministro canadiano, de 45 anos, é um liberal, que defende o comércio tradicional e acolheu no seu país 40.000 refugiados, enquanto Donald Trump, de 70 anos, é proteccionista e contrário à entrada de imigrantes e refugiados no seu país.

"Vamos falar sobre todo o tipo de coisas, incluindo emprego e crescimento económico e oportunidades para a classe média", disse este domingo Justin Trudeau.

O primeiro-ministro canadiano disse também que vão falar sobre coisas que não concordam, mas de forma respeitosa.

"O Canadá vai ser sempre fiel aos valores que tornaram este país extraordinário", afirmou.

O Governo canadiano tem estado especialmente preocupado desde a vitória eleitoral de Donald Trump por causa das declarações públicas do Presidente norte-americano contra o Tratado de Livre Comércio da América do Norte, celebrado entre os Estados Unidos, Canadá e México, em entrou em vigor 1994.

No Canadá, tanto os conservadores, como os liberais, consideram que o tratado foi importante para o bem-estar do país ao multiplicar as relações comerciais entre Otava e Washington, tornando-os nos maiores parceiros comerciais do mundo.

Em 2015, as trocas bilaterais de bens e serviços entre os Estados Unidos e o Canadá foi de 670.000 milhões de dólares.

Naquele ano, o Canadá importou bens e serviços aos Estados Unidos no valor de 338.000 milhões de dólares e exportou 332.000 milhões de dólares.

Mas, apesar dos números das importações e exportações estarem equilibrados, o Canadá depende mais do seu vizinho do que os Estados Unidos dos canadianos.

Segundo o organismo público de estatísticas do Canadá, um em cada sete empregos no país (2,7 milhões de pessoas) depende do comércio com os Estados Unidos.

Nos Estados Unidos são nove milhões, o número de postos de trabalho dependentes do comércio com o Canadá ou um em cada 14 norte-americanos.

Assim, quando Donald Trump receber Justin Trudeau na Casa Branca, o primeiro-ministro canadiano vai reafirmar ao Presidente dos Estados Unidos, que o Canadá é o seu principal aliado e amigo, mas também que a relação económica existente entre ambos é equilibrada e mutuamente benéfica.



A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 12.02.2017

O garoto injenuo que tenha cuidado ; ao praticar politicas estupidas de aceitar emigrantes sem investigacao, ja estao a aparecer comportamentos desagrada'veis por alguns deles, e por isso a travessia da fronteira que tem sido quase livre, ja esta a ser muito mais rigorosa exigindo passaporte,

Sarapitolas 12.02.2017

es o CONSELHEIRO DE TRUMP e dos meus tomates

Conselheiro de Trump 12.02.2017

Nao estou em portugal mas preocupa-me mais a situacao do pais do q o palavreado de Trump:foi noticia que a gerigonca tem um calco que da para quase todo o ano,mas nao pare de ir a procura de juros altos.Afinal para onde vao os ganhos da economia q a gerigonca diz nao parar de crescer?Paleio fiado.

pub