Política Trump elogia o "bonito e limpo carvão". E governador de West Virgina muda de partido… outra vez

Trump elogia o "bonito e limpo carvão". E governador de West Virgina muda de partido… outra vez

Donald Trump tinha prometido "um grande anúncio" para esta noite, no comício que iria decorrer em West Virginia. Lá chegado, recordou aos mineiros da indústria carbonífera que já podem regressar ao trabalho. O governador do Estado, por sua vez, disse que vai deixar de ser democrata, passando a integrar a fileira republicana, onde aliás já tinha estado.
Trump elogia o "bonito e limpo carvão". E governador de West Virgina muda de partido… outra vez
Reuters
Carla Pedro 04 de agosto de 2017 às 02:02

O presidente norte-americano esteve presente na quinta-feira à noite em West Virginia, num comício que teve início às 19:00 horas locais (meia-noite em Lisboa). Tinha prometido, durante a tarde, um grande anúncio que, afiançou, seria muito empolgante para os media e todas as restantes pessoas.

 

No evento, Donald Trump abordou vários temas, sem esquecer a Rússia, que continua na ordem do dia devido à investigação sobre a alegada interferência do Kremlin nas eleições presidenciais norte-americanas do ano passado com o intuito de favorecer a campanha do candidato republicano em detrimento da democrata Hillary Clinton.

 

Donald Trump voltou então a declarar que a sua campanha nada teve a ver com a Rússia: "a maioria das pessoas sabe que não houve russos na nossa campanha eleitoral". "Não ganhámos por causa da Rússia, ganhámos por causa de vocês", disse, dirigindo-se à multidão que o ouvia. "Vêem algum russo aqui, esta noite? Há aqui russos?", perguntou, citado pela CNN.

 

O chefe da Casa Branca falou também sobre os mercados accionistas, congratulando-se com os ganhos que se têm registado em  Wall Street, e destacou que a sua Administração cumpriu as promessas que fez aos trabalhadores da indústria do carvão.

 

"Conforme viram, mantive a minha palavra como presidente", declarou aos cerca de 9.000 presentes na Big Sandy Superstore Arena, em Huntington. "Estamos a trazer os nossos mineiros do carvão de regresso ao trabalho. Acabámos com a guerra contra o bonito e limpo carvão. Acabámos com a intrusão da EPA [Agência norte-americana de Protecção Ambiental]. As exportações de carvão dos EUA já estão a caminho", salientou.

 

Mas qual seria a grande surpresa, o "very big announcement"? Chegou pouco depois: o actual governador do Estado de West Virginia – onde Trump ganhou por uma larga margem nas presidenciais de Novembro – disse que vai mudar de partido. Com efeito, o governador Jim Justice, anunciou que vai deixar o Partido Democrata para se juntar ao Partido Republicano.

 

Não é a primeira vez que este ex-empresário – barão da indústria carbonífera – muda de partido, conforme sublinhou a Business Insider: Jim Justice já tinha sido republicano antes de concorrer a governador em 2015. Justice, aliás, é amigo da família do presidente dos EUA, e costuma ir caçar com Eric Trump.

 

"Gostem ou não, os democratas distanciaram-se de mim. West Virginia, não posso ajudar-vos sendo um governador democrata", afirmou, citado pelo The Washington Post. Justice prosseguirá então o seu mandato, mas dando aos republicanos mais um Estado sob as suas rédeas.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub