Mundo Trump: Kim Jong-un é "louco" e “vai ser posto à prova como nunca antes”

Trump: Kim Jong-un é "louco" e “vai ser posto à prova como nunca antes”

A reacção do presidente dos EUA à possibilidade da Coreia do Norte lançar uma bomba nuclear de hidrogénio no Pacífico não tardou. No Twitter, Trump diz que o líder norte-coreano “vai ser posto à prova como nunca antes”.
A carregar o vídeo ...
Negócios 22 de setembro de 2017 às 12:11

O presidente do Estados Unidos, Donald Trump, já reagiu à possibilidade da Coreia do Norte lançar uma bomba nuclear de hidrogénio no oceano Pacífico. Utilizando a rede social Twitter, como muitas vezes faz, Trump afirma que: "Kim Jong-un, que é obviamente louco e não se importa de matar a sua população ou deixá-la faminta, vai ser posto à prova como nunca antes foi".

Nas últimas horas, o ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano disse que o seu país poderá lançar, como forma de teste, uma bomba nuclear de hidrogénio para o oceano Pacífico, como parte da "resposta ao mais alto nível" contra os EUA.

"Poderá tratar-se da mais poderosa das detonações de uma bomba H no Pacífico", disse Ri Yong-ho aos órgãos de comunicação sul-coreanos no hotel em Nova Iorque, onde se encontra para assistir à 72.ª Assembleia Geral da ONU.

Ri respondia assim a uma questão sobre a mensagem do líder Kim Jong-un que, em declarações recolhidas pouco antes pelos média norte-coreanos, advertiu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que iria pagar muito caro pelo seu "excêntrico" discurso perante a ONU, no qual ameaçou destruir totalmente a Coreia do Norte.


O cenário de um teste no Pacífico é improvável, de acordo com especialistas ouvidos pela Bloomberg. William McKinney, professor no Instituto EUA-Coreia da John Hopkins School of Advanced International Studies, que considera que "há décadas que ninguém faz um teste acima da superfície. (...) Se o fizessem, seriam condenados por todos: chineses e russos ficariam tão furiosos como os EUA".

A maior preocupação revelada por McKinney é o cenário já prometido de disparos de mísseis sobre o território de Guam, administrado pelos EUA, o que mostraria que a ameaça a solo norte-americano é real.


Antes da ameaça de explodir uma bomba H no Pacífico, o líder norte-coreano tinha prometido "resposta ao mais alto nível na história às represálias" dos EUA, uma afirmação que o ministro dos Negócios Estrangeiros não quis especificar por, argumentou "não ter ideia do que serão as medidas" a tomas e que caberá ao líder norte-coreano, Kim Jong-Un decidi-lo.


As novas promessas de Pyongyang surgiram depois de Donald Trump ter ordenado a aplicação de novas sanções à Coreia do Norte numa tentativa de aumentar o isolamento do país e a pressão para levá-lo a reduzir o seu programa de armamento.


"Agora que Trump negou a nossa existência e me insultou e ao meu país aos olhos do mundo e fez a declaração mais feroz de guerra na história, de que iria destruir a República Popular Democrática da Coreia, vamos ponderar com seriedade uma resposta histórica ao mais alto nível às represálias," afirmou Kim Jong-un em comunicado citado pela agência Korean Central News.


Declarações que chegam no seguimento das promessas de Donald Trump, em discurso na ONU, de "destruir totalmente" a Coreia do Norte em caso de provocação aos EUA ou seus aliados, o que levou Kim Jong-Un a apelidá-lo de "mentalmente perturbado."




A sua opinião7
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas

Afinal já existe uma ameaça bem mais grave vejam o seguinte site:
http://piratasdoreino.blogspot.pt/search/label/Fake%20news

Anónimo Há 3 semanas

Dois putos estúpidos e mimados. A ver se o Guterres lhes dá um bom par de estalos e uns puxões de orelhas.

Cipião Numantino da Boina Há 3 semanas

tem mesmo cara de hitler este presidente americano chamfrado dos cornos

Do Piçalho Há 3 semanas

Até quem enfim vão arranjar trabalho pá tropa ....mas se eles sabem fogem logo como fizeram em Africa ...até vão preferir o rendimento mínimo como os ciganos em vez dos chorudos ordenados

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub