Américas Trump nomeia Alex Azar para secretário da Saúde

Trump nomeia Alex Azar para secretário da Saúde

A escolha presidencial para substituir Tom Price (que saiu devido a uma polémica envolvendo gastos públicos em aviões) recaiu sobre um antigo administrador de uma farmacêutica e ex-vice-secretário da mesma pasta. Azar terá de gerir a pasta do programa Obamacare, que Trump promete desmantelar.
Trump nomeia Alex Azar para secretário da Saúde
Reuters
Paulo Zacarias Gomes 13 de novembro de 2017 às 15:33
O presidente norte-americano Donald Trump anunciou a indicação do antigo presidente da farmacêutica Eli Lilly&Company nos EUA, Alex Azar, para secretário da Saúde da administração norte-americana.

A nomeação foi revelada esta segunda-feira, 13 de Novembro, numa mensagem colocada por Trump na rede social Twitter.

"Tenho o prazer de anunciar que nomeio Alex Azar para ser o próximo secretário da Saúde. Ele será uma estrela a criar melhores cuidados de saúde e a baixar os preços dos medicamentos!," lê-se no tweet.


Aos 50 anos, Azar é indicado para substituir no cargo o seu antecessor, Tom Price, que saiu do cargo perante uma polémica sobre o uso de um milhão de dólares de dinheiros públicos em despesas de transporte em jactos privados e militares, em deslocações que poderiam ter sido feitas de forma mais barata usando automóvel ou comboio.

O nome de Azar – que entre outras pastas terá as dos programas Obamacare (que Trump promete desmantelar), Medicare e Medicaid - já tinha sido referenciado como a hipótese mais provável para o cargo na semana passada.

O futuro responsável governamental passou pela administração de George W. Bush, onde foi vice-secretário da Saúde. Em 2007, com a transição de administrações, integrou a farmacêutica Lilly como vice-presidente sénior para assuntos corporativos, tendo depois (2011) sido promovido a presidente da empresa nos EUA. Deixou a companhia no início de Janeiro passado - mês em que Trump tomou posse como presidente - para perseguir outras "oportunidades de carreira". 

A nomeação do novo secretário tem, à semelhança do resto das indicações para a administração norte-americana, ainda de ser validada pelo Senado.

(Notícia actualizada às 15:45 com mais informação)



A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 5 dias

Trump nomeia Alex Azar para secretário da Saúde.
O QUE SE CHAMA TER "AZAR"!

comentários mais recentes
A seguir vai nomear uma raposa Há 2 dias

para guardar as galinhas. Mas uma raposa estrela. SAD!

Anónimo Há 5 dias

Trump nomeia Alex Azar para secretário da Saúde.
O QUE SE CHAMA TER "AZAR"!

Saber mais e Alertas
pub