Zona Euro Tsipras planeia contratar Rothschild como consultor de dívida

Tsipras planeia contratar Rothschild como consultor de dívida

Segundo o FT, o governo grego vai contratar o banco londrino para gerir a dívida e evitar o risco de nova bancarrota.
Tsipras planeia contratar Rothschild como consultor de dívida
Reuters
Negócios 14 de fevereiro de 2017 às 15:44

Com a tensão entre a Grécia e os credores em níveis de alerta, o governo de Alexis Tsipras decidiu contratar o banco Rothschild, uma das mais antigas casas financeiras do mundo, para ajudar a gerir a dívida do país e evitar o risco de uma nova bancarrota.


De acordo com o Financial Times, as autoridades gregas esperam finalizar esta contratação antes das negociações decisivas entre os ministros das Finanças da Zona Euro marcadas para segunda-feira 20 de Fevereiro.


Fontes disseram ao FT que o Rothschild deverá aconselhar Atenas em todas as áreas ligadas à sua dívida, incluindo negociações com credores, possível inclusão das obrigações gregas no programa de compra de títulos do Banco Central Europeu e venda de títulos. 
O banco, escreve o jornal financeiro, receberá um bónus quando a Grécia recuperar o acesso aos mercados de dívida.

A nomeação de Rothschild como conselheiro de dívida soberana exigirá aprovação ministerial e deverá implicar a substituição do banco de investimento norte-americano Lazard, que trabalhou nas negociações do segundo resgate da Grécia em 2012 e que actua neste momento como consultor financeiro do Ministério da Energia da Grécia.

Desde 2010, a Grécia pediu três resgates internacionais. O último foi no Verão de 2015 e está a ser exclusivamente financiado pelos países do euro, porque o FMI exige mais reformas a Atenas e mais alívio da dívida grega aos europeus.

Depois de a primeira avaliação ao terceiro resgate grego ter recebido luz verde em Maio de 2016 com meio ano de atraso face ao previsto, é agora a segunda avaliação periódica que permanece bloqueada. Desta depende da passagem de um novo cheque para Atenas, sem o qual o país poderá entrar em incumprimento no início do Verão.




A sua opinião5
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 14.02.2017

Com o tempo vai amadurecendo; e, por fim submete-se aos tubaroes ou come socialismo!!!!

comentários mais recentes
Anónimo 14.02.2017

Com o tempo vai amadurecendo; e, por fim submete-se aos tubaroes ou come socialismo!!!!

Anónimo 14.02.2017

Se elas forem o bem.

Conselheiro de Trump 14.02.2017

Ainda o filme nao entrou em cena e eu ja o vi:Um canceroso pulmonar devido ao tabaco procura um dos melhores medicos nesta seccao para o curar sem ter de parar de fumar.O melhor remedio aqui e o medico dizer-lhe quando e que ele vai deixar de fumar.

pertinaz 14.02.2017

AH AH AH

A VERDADEIRA ESQUERDALHA CAVIAR ... !!!

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub