UE está pronta para lançar fundo permanente de resgate a 9 de Julho
02 Junho 2012, 18:47 por Lusa
3
Enviar por email
Reportar erro
0
A União Europeia apontou para 9 de julho como a data de estreia do fundo permanente de resgate da Zona Euro, o Mecanismo de Estabilidade Europeu.
A União Europeia (UE) apontou para 9 de julho como a data de estreia do fundo permanente de resgate da zona euro, o Mecanismo de Estabilidade Europeu, que será dotado de 500 mil milhões de euros, segundo uma fonte comunitária.

A informação foi hoje avançada à agência de informação financeira Bloomberg por uma fonte da UE que pediu anonimato.

De acordo com esta fonte, a data de arranque do novo instrumento financeiro depende largamente dos progressos que serão feitos na Alemanha, onde os deputados deverão votar esta questão, no máximo, até à primeira semana de julho.

Os parlamentos dos 17 países da zona euro têm que ratificar o fundo antes de este ser disponibilizado e, até que o novo mecanismo esteja capitalizado em 90 por cento do seu limite previsto, as ajudas aos países da zona euro em dificuldades continuarão a ser feitas através do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), que foi dotado com 440 mil milhões de euros, dos quais, estão atualmente disponíveis 240 mil milhões de euros.

O Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM, na sigla em inglês) é a peça central da proteção de 1 biliões de euros que a Europa quer ter disponível para estancar o contágio das crises da dívida soberana que já levaram à intervenção internacional na Grécia, na Irlanda e em Portugal.

Até ao momento, apenas Portugal e a França já ratificaram o ESM, estando previsto que no decorrer das próximas semanas os restantes parlamentos dos países da zona euro deliberem sobre a matéria.

3
Enviar por email
Reportar erro
0
pesquisaPor tags: