Saúde Um milhão de cheques-dentista ficaram por usar

Um milhão de cheques-dentista ficaram por usar

A Ordem dos Médicos Dentistas lamenta o desperdício de cerca de 27% dos vales emitidos desde que a medida entrou em vigor há quase uma década, noticia o JN.
Um milhão de cheques-dentista ficaram por usar
Cofina Media
Negócios 20 de março de 2017 às 09:39

Quase um terço (27%) dos cheques-dentistas emitidos desde 2008 não chegou a ser utilizado, segundo os dados publicados esta segunda-feira, 20 de Março, pelo Jornal de Notícias.

 

Dos 4,3 milhões de vales lançados nos últimos oito anos ao abrigo do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, houve 1,14 milhões que acabaram por ser desperdiçados.

 

Citado pelo jornal, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, disse que "é uma pena que os cheques não sejam aproveitados ao máximo", frisando que "a necessidade existe, mas nem sempre se transforma em procura".

 

Os cheques-dentista podem ser utilizados nos consultórios ou clínicas privadas aderentes, não havendo restrição quanto à área de residência do utente. As grávidas, os idosos que recebem o complemento solidário e as crianças e jovens até 16 anos são os maiores beneficiários desta medida, que há um ano foi alargada até os 18 anos no caso de já terem sido utilizadores.

 

Segundo os dados disponibilizados pela Ordem dos Médicos Dentistas, 69% dos beneficiários durante o ano passado foram crianças e jovens, enquanto as grávidas representaram 19% do total de mais de 544 mil cheques-dentistas emitidos em 2016.




A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 1 semana

deram tantos cheques mas como sempre e a quem nao preciza a mim fazia falta niguem me deu nada

Anónimo Há 1 semana

O meu filho infelizmente usou e usaram a broca demais. Resultado, o que antes era um problema menor transformou-se num problema maior. A ajudante do dentista estava sempre a sair da sala e a tirar as luvas, depois entrava de novo e colocava as luvas. Não me parece correcto, devia haver fiscalização.

Roberto Há 1 semana

O Serviço Nacional de Saúde só tem 20 dentistas. Procurem no Google "Só há 20 dentistas para todos os hospitais e centros de saúde".
Os cheques-dentista não são solução, porque os dentistas do privado para ganharem mais dinheiro, podem criar mais problemas nos dentes dos pacientes.

pub
pub
pub
pub