Taxas de juro Apenas um em cada dez portugueses sabe o que é a Euribor

Apenas um em cada dez portugueses sabe o que é a Euribor

Euribor e "spread" são os conceitos nos quais a população portuguesa revela um maior grau de desconhecimento, de acordo com o Inquérito à Literacia Financeira.
Apenas um em cada dez portugueses sabe o que é a Euribor
Bruno Simão/Negócios
Raquel Godinho 21 de outubro de 2016 às 13:19

Apesar do forte crescimento do crédito nos últimos anos, os portugueses ainda revelam um elevado grau de desconhecimento em conceitos importantes como "spread" e Euribor. Esta taxa interbancária, que é utilizada como indexante na grande maioria dos empréstimos para a compra de casa em Portugal, apenas é do conhecimento de um em cada dez consumidores.

Esta é uma das conclusões do Segundo Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa, que foi realizado, entre Maio e Junho de 2015, pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Banco de Portugal e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Foram realizadas 1.100 entrevistas porta-a-porta em todo o território nacional.

"Em termos de conhecimentos financeiros, as respostas continuam a revelar algumas lacunas, tanto em questões gerais de numeracia financeira, como em conceitos directamente relacionados com produtos financeiros", revela o comunicado. Nenhum dos inquiridos responde correctamente a todas as questões.

82% dos entrevistados conseguiu identificar de forma correcta o saldo de uma conta de depósito à ordem num extracto. 58,4% dos inquiridos acertaram no cálculo de juros simples, mas só 39,5% reconhecem o efeito de juros compostos.

Mas é nos conceitos relacionados com crédito que a iliteracia é mais expressiva. Apenas 21,4% dos consultados sabe o que é o "spread" e 10,5% o que é a Euribor. Em 2010, estas percentagens foram de 17% e 9%, respectivamente. Percentagens reduzidas que se verificam numa altura em que as novas operações de crédito têm vindo a crescer. O novo crédito à habitação está a aumentar desde o início de 2015 e está mesmo em máximos de cinco anos. De acordo com o Banco de Portugal, a Euribor é o indexante em quase 90% dos financiamentos para a compra de casa.

Além disso, o valor da prestação é a principal razão da escolha dos empréstimos, tendo sido apontada por 44,2% dos inquiridos no caso do crédito à habitação, superando os 41% de 2010.

(Correcção: No título estava um em cada dez não sabe, quando é um em cada dez sabe)




A sua opinião7
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Mário Lobo 21.10.2016

Quem é que sabe o que é a hemoglobina? Eu só preciso de saber o que é a Euribor e o spread se os bancos estiverem de má fé.

Miguel Brás 21.10.2016

Um em dez ?? devia ser assim no dia das eleições só um em cada dez poderia votar. (Nove vão lá meter a cruz porque lhes disseram)

Manuel G. Marques 21.10.2016

E quanto mais me bates mais eu gosto de Ti......

José Ribeiro 21.10.2016

é o ensino que temos, formar ignorantes para serem comidos por o regime em vigor

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub