Taxas de juro Apenas um em cada dez portugueses sabe o que é a Euribor

Apenas um em cada dez portugueses sabe o que é a Euribor

Euribor e "spread" são os conceitos nos quais a população portuguesa revela um maior grau de desconhecimento, de acordo com o Inquérito à Literacia Financeira.
Apenas um em cada dez portugueses sabe o que é a Euribor
Bruno Simão/Negócios
Raquel Godinho 21 de Outubro de 2016 às 13:19

Apesar do forte crescimento do crédito nos últimos anos, os portugueses ainda revelam um elevado grau de desconhecimento em conceitos importantes como "spread" e Euribor. Esta taxa interbancária, que é utilizada como indexante na grande maioria dos empréstimos para a compra de casa em Portugal, apenas é do conhecimento de um em cada dez consumidores.

Esta é uma das conclusões do Segundo Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa, que foi realizado, entre Maio e Junho de 2015, pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Banco de Portugal e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Foram realizadas 1.100 entrevistas porta-a-porta em todo o território nacional.

"Em termos de conhecimentos financeiros, as respostas continuam a revelar algumas lacunas, tanto em questões gerais de numeracia financeira, como em conceitos directamente relacionados com produtos financeiros", revela o comunicado. Nenhum dos inquiridos responde correctamente a todas as questões.

82% dos entrevistados conseguiu identificar de forma correcta o saldo de uma conta de depósito à ordem num extracto. 58,4% dos inquiridos acertaram no cálculo de juros simples, mas só 39,5% reconhecem o efeito de juros compostos.

Mas é nos conceitos relacionados com crédito que a iliteracia é mais expressiva. Apenas 21,4% dos consultados sabe o que é o "spread" e 10,5% o que é a Euribor. Em 2010, estas percentagens foram de 17% e 9%, respectivamente. Percentagens reduzidas que se verificam numa altura em que as novas operações de crédito têm vindo a crescer. O novo crédito à habitação está a aumentar desde o início de 2015 e está mesmo em máximos de cinco anos. De acordo com o Banco de Portugal, a Euribor é o indexante em quase 90% dos financiamentos para a compra de casa.

Além disso, o valor da prestação é a principal razão da escolha dos empréstimos, tendo sido apontada por 44,2% dos inquiridos no caso do crédito à habitação, superando os 41% de 2010.

(Correcção: No título estava um em cada dez não sabe, quando é um em cada dez sabe)




A sua opinião7
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Mário Lobo Há 2 semanas

Quem é que sabe o que é a hemoglobina? Eu só preciso de saber o que é a Euribor e o spread se os bancos estiverem de má fé.

Miguel Brás Há 2 semanas

Um em dez ?? devia ser assim no dia das eleições só um em cada dez poderia votar. (Nove vão lá meter a cruz porque lhes disseram)

Manuel G. Marques Há 2 semanas

E quanto mais me bates mais eu gosto de Ti......

José Ribeiro Há 2 semanas

é o ensino que temos, formar ignorantes para serem comidos por o regime em vigor

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub