Ásia Vaso de guerra dos EUA aproxima-se de ilha chinesa no disputado Mar do Sul da China

Vaso de guerra dos EUA aproxima-se de ilha chinesa no disputado Mar do Sul da China

Um navio de guerra norte-americano aproximou-se de uma ilha artificial chinesa no disputado Mar do Sul da China, numa operação que desafia as reivindicações territoriais da China em águas internacionais de intenso tráfego, referiram hoje responsáveis.
Vaso de guerra dos EUA aproxima-se de ilha chinesa no disputado Mar do Sul da China
Reuters
Lusa 10 de agosto de 2017 às 17:33
Um porta-voz oficial da marinha norte-americana disse à agência noticiosa Associated Press (AP) que navios chineses se encontravam nas proximidades quando o USS John S. McCain efectuou hoje uma operação de "rotina" perto do Recife Mischief. Não foi precisado se os chineses pediram que o 'destroyer' dos EUA retirasse, como já sucedeu no passado.

A China, que virtualmente reivindica o controlo de todo o Mar do Sul da Chin, tem protestado face às sistemáticas operações militares dos EUA, com a administração do Presidente Donald Trump a assegurar apoio aos aliados que mantêm um contencioso com Pequim para o controlo desta vasta região.

As tensões agravaram-se há alguns anos, quando a China iniciou a construção de ilhas em sete recifes, incluindo Mischief, e que os EUA e os vizinhos da China receiam que possam ser utilizadas para projectar o poder militar de Pequim e, potencialmente, obstruir a liberdade de navegação. A China terá ainda alegadamente instalado um sistema de defesa de mísseis nas novas ilhas.

Os EUA não estão directamente envolvidos nas prolongadas disputas em torno destas águas com intenso tráfego marítimo, ricas em gás, potencialmente em petróleo e que envolvem a China, Brunei, Malásia, Filipinas, Taiwan e Vietname.

Contudo, Washington pretende que os conflitos sejam solucionados de forma pacífica, e que a liberdade de navegação permaneça sem entraves, numa zona onde o comércio mundial que atravessa essas águas está avaliado, anualmente, em milhares de milhões de dólares.