Economia Veja de que forma pode ser aumentada a sua renda antiga

Veja de que forma pode ser aumentada a sua renda antiga

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) criou um simulador que permite a senhorios e inquilinos simular um processo negocial de actualização de rendas antigas e verificar qual poderá ser o valor final a pagar. Veja como a renda que paga pode ser afectada.
Filomena Lança 09 de novembro de 2012 às 14:28
Aceda aqui ao simulador do IHRU e faça as suas contas.

A nova lei das rendas entra em vigor no dia 12 de Novembro e permitirá a actualização das rendas antigas, anteriores a 1990 (ou a 1995, tratando-se de arrendamentos comerciais).

A actualização será feita a partir de um processo negocial entre senhorio e inquilino que permitirá a fixação de valores actuais de mercados. Com algumas excepções, porém. Por um lado, os inquilinos com mais de 65 anos de idade ou com uma deficiência igual ou superior a 60% em que, não havendo um acordo quanto ao valor final a pagar, este ficará, durante cinco anos, condicionado a um quinze avo do valor patrimonial do imóvel ficado pelas Finanças.

Por outro lado, os inquilinos que comprovem ter uma situação financeira difícil, entendendo-se por isso um rendimento anual bruto corrigido (RABC) de todo o agregado familiar inferior a cinco rendimentos mínimos nacionais anuais (o equivalente a 2.425 euros), caso em que o aumento não poderá exceder 25% do RABC. Há ainda mais dois tectos: para um rendimento inferior a 1500 euros mensais, o aumento só pode ser de 17% do RABC e para agregados familiares com menos de 500 euros por mês, de 10% do RABC.

O simulador criado pelo IHRU já inclui as alterações ao regime do RABC que adapta o regime à nova lei das rendas.



A sua opinião5
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Beatriz Fernandes Há 2 semanas

Gostaria de receber todad as notícias referentes ao novo aumento das rendas de casa

Abel Anacleto 10.11.2012

O mentecápto (Acabou-se a mama das 05:57) que botou baboseiras suezas, neste forum devia era ir comer merda, pois não merece outra coisa.Atrasado mental...

Tania Martins 10.11.2012


O eRepublik é um jogo social gratuito onde podes ser o presidente de Portugal e liderar o teu pais para um futuro mais promissor, revolucionar a economia e construir um império ou lutar pelo teu pais com os invasores Espanhóis e seres o Heroi da Batalha, junta-te a nós hoje em http://tinyurl.com/69o425l

Pedro Duarte 10.11.2012


Porque um milhão de pessoas pagaram este ano IMI (o de 2011) a mais do que deviam leia e assine a petição:

«Devolver o IMI de 2011 a um milhão de portugueses» alocada em:

http://www.peticaopublica.com/?pi=2011IMI

São precisas 4 mil assinaturas para o assunto ter de ser discutido obrigatoriamente na Assembleia da Republica.

Até pode não ser o seu caso, mas pode ser o de um seu familiar, um amigo, todos os seus vizinhos!

Porque não faz pelos outros aquilo que gostaria que fizessem por si!

O 1º signatário
Pedro Duarte

ver mais comentários
pub