Educação Calendário escolar: Próximo ano lectivo começa entre 8 a 13 de Setembro

Calendário escolar: Próximo ano lectivo começa entre 8 a 13 de Setembro

O projecto de calendário escolar para o próximo ano lectivo harmoniza o ensino pré-escolar com o 1.º ciclo, o que corresponde a uma reivindicação dos sindicatos e a uma medida também defendida pelos directores escolares.
Calendário escolar: Próximo ano lectivo começa entre 8 a 13 de Setembro
Lusa 23 de maio de 2017 às 15:28

A proposta do Governo, a que a agência Lusa teve hoje acesso, estabelece o início das aulas no período de 08 a 13 de Setembro de 2017, terminando o primeiro período a 15 de Dezembro para todos os ciclos de ensino.

 

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) alertou, entretanto, no seu parecer que o despacho proposto pelo Ministério da Educação deixa de garantir as actividades do pré-escolar até 30 de Junho, terminando a 22 do mesmo mês, como nos restantes ciclos.

 

"Mais, deixando de garantir um período máximo de cinco dias úteis de interrupção lectiva na altura do Natal e da Páscoa", lê-se no documento a que a Lusa teve acesso.

 

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, explicou que as educadoras de infância tinham de ficar na escola cinco dias para receber as crianças na altura do Natal e da Páscoa e que agora terão de ser as escolas e as autarquias a "encontrar soluções".

 

De acordo com o calendário proposto às autarquias, o segundo período terá início a 03 de Janeiro de 2018 e terminará a 23 de Março. Haverá ainda uma interrupção lectiva de 12 a 14 de Fevereiro.

 

O documento prevê também a realização das provas de aferição do ensino básico, entre 02 de maio e 18 de Junho, enquanto as provas finais do 3.º ciclo estão previstas para o período de 19 de Junho a 27 de Junho (primeira fase) e 19 de Julho a 23 de Julho (segunda fase).

 

Os exames nacionais do ensino secundário, de acordo com esta proposta, começam a 18 de Junho e terminam a 27 de Junho, na primeira fase. Na segunda, têm início a 18 de Julho e término a 23 de Julho.

 




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 23.05.2017

A situação das crianças no concelho do Seixal piorará ainda mais, onde NÃO SE CUMPRE A LEI : FALTA o apoio às famílias no Prolongamento de Horário e nas refeições do pré-escolar por 11 meses (de Setembro a Julho), com horário adequado às necessidades reais das famílias e comparticipados.

Anónimo 23.05.2017

Eu gostava de saber quando é que o calendário escolar passa a ser feito em prol dos alunos e não ao gosto dos professores, é incrível como os pais permitem (os pais e os alunos são sempre os sacrificados).Gostaria de saber qual a razão para professores do secundário faltarem tanto?

pub