Educação Governo quer solução para os professores sem impacto nas contas de 2018

Governo quer solução para os professores sem impacto nas contas de 2018

O Governo admite negociar a carreira dos professores, mas quer evitar que seja qual for a solução a mesma represente qualquer impacto orçamental até 2021.
Miguel Baltazar Miguel Baltazar Miguel Baltazar Miguel Baltazar Miguel Baltazar Miguel Baltazar Miguel Baltazar Miguel Baltazar manifestação professores manif manifestação professores manif manifestação professores manif manifestação professores manif manifestação professores manif manifestação professores manif manifestação professores manif manifestação professores manif manifestação professores manif manifestação professores manif manifestação professores manif manifestação professores manif

As negociações que o Governo vai reabrir com os professores sobre as progressões na carreira não deverão ter impacto orçamental no que próximo ano, nem até 2021, de acordo com uma fonte governamental.

Esta quarta-feira, 15 de Novembro, a secretária de Estado Adjunta da Educação garantiu que o Executivo está disponível para negociar uma forma de recuperar o tempo de serviço para efeitos de progressão dos professores. "Vai haver uma forma de a contagem da carreira docente ser, de alguma forma, recuperada. Veremos com os sindicatos com que faseamento." O que os sindicatos pretendem é que o tempo de serviço prestado entre 2011 e 2017 seja tido em conta nas progressões, acelerando-as.

No entanto, ao final da manhã, fonte do Governo garantiu que, qualquer que seja a forma encontrada, esta não terá impacto orçamental nos próximos três anos.

Ou seja, o Governo pretende encontrar uma forma de recomposição da carreira dos professores que, na prática, não implique mais custos orçamentais até 2021. O que significa que os docentes nesta situação não receberão mais até esse momento.

Esta é pelo menos a posição de partida do Governo, que reunirá novamente com os sindicatos esta quinta-feira, depois da greve nacional que hoje decorre.




pub