Educação Marcelo diz que é preciso encontrar equilíbrio entre Governo e Universidades

Marcelo diz que é preciso encontrar equilíbrio entre Governo e Universidades

O Presidente da República defendeu que o Governo e as Universidades devem encontrar-se a meio caminho na questão relacionada com o financiamento do Ensino Público. Marcelo garante estar a acompanhar a situação com "cuidado".
Marcelo diz que é preciso encontrar equilíbrio entre Governo e Universidades
Lusa
Lusa 15 de dezembro de 2017 às 17:40
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que é preciso encontrar um ponto de equilíbrio entre o Governo e as Universidades para definir o orçamento destas instituições para 2018.

Em declarações à margem das comemorações do 44.º aniversário da Universidade de Aveiro (UA), o chefe de Estado disse que tem estado a acompanhar a situação "com cuidado", afirmando conhecer os "constrangimentos" das instituições de Ensino Superior.

"Percebo o que dizem os reitores e os presidentes dos politécnicos. Também percebo os limites que há do lado do Governo. Vamos ver se se encontra um ponto de equilíbrio", disse.

Antes, Marcelo Rebelo de Sousa tinha ouvido, no seu discurso, o reitor da UA, Manuel Assunção, lamentar a falta de financiamento público às universidades.

"Enaltecesse-se a importância do conhecimento, mas em seis anos reduziu-se o financiamento público do Ensino Superior em mais de um terço, um descalabro", disse o reitor.

Manuel Assunção referiu-se ainda aos pagamentos em falta às universidades e politécnicos, dizendo que espera que as verbas do Ensino Superior não sejam desviadas para "atender outros compromissos que o Governo acedeu aceitar como seus".

Em causa está o pagamento da dotação orçamental adicional que estava previsto no contrato de legislatura assinado pelo Governo e pelas instituições de ensino superior em Julho de 2016.

Durante as comemorações do 44.º aniversário da UA, a coreógrafa e bailarina Olga Roriz foi distinguida com o título de doutoramento 'honoris causa', atribuído pela instituição, por distinção nas artes.

O programa das comemorações incluiu ainda a apresentação do livro "Universidade de Aveiro: Causa Honoris", que reúne os discursos e as fotos de todos os doutoramentos 'honoris causa' atribuídos pela UA ao longo dos anos.

Na mesma ocasião foram ainda entregues o Prémio Literário Aldónio Gomes e os prémios aos 35 melhores alunos.



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub