Educação Obras em 200 escolas custam tanto como 14 da Parque Escolar

Obras em 200 escolas custam tanto como 14 da Parque Escolar

O Ministério da Educação lançará obras em 200 escolas, com um orçamento de 200 milhões de euros. O valor só daria para pagar renovações em 14 escolas tendo em conta a média passada da Parque Escolar, escreve o Público.
Obras em 200 escolas custam tanto como 14 da Parque Escolar
Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 02 de fevereiro de 2017 às 09:28

O Ministério da Educação vai arrancar, nos próximos meses, obras num "número significativo" de escolas, escreve o jornal Público desta quinta-feira, 2 de Fevereiro.

A publicação concretiza que o programa abrangerá 200 escolas do segundo ciclo ao secundário, estando disponíveis 200 milhões de euros, com a maior fatia vinda de fundos comunitários.


Enquanto o programa de remodelação lançado em 2007, na altura pelo Governo de José Sócrates, da Parque Escolar gastou cerca de 2.300 milhões de euros para reabilitar cerca de 150 escolas.


Em média cada intervenção da Parque Escolar fixou-se nos 15 milhões de euros, o que compara com um milhão previsto neste novo programa. Assim, o Público faz as contas: os 200 milhões agora previstos para 200 escolas só dariam para pagar 14 escolas com o valor médio registado pela Parque Escolar.


O diário recorda ainda que há outro programa de 120 milhões de euros com vista à renovação de 300 escolas de pré-escolar e primeiro ciclo, cujos edifícios são da responsabilidade das autarquias.




A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
xxx Há 3 semanas

Foi uma festa, já dizia aquela espingarda do PS. 2.3 biliões depois da festa temos um parque escolar degradado. Mas sem dúvida que foi uma festa para o PS. Escolas com ar condicionado e janelas seladas. Não há verba para a luz, não se pode estar nas salas. Uma festa.

Anónimo Há 3 semanas

Para dar uma noção do que isto representa a quem não é da área, uma escola secundária de 40 turmas deveria ter cerca de 15.000 m2, o equivalente a 150 apartamentos T2. 1 milhão de euros a dividir por 150 apartamentos dá 6.600€ por apartamento. Obras profundas?

Camponio da beira Há 3 semanas

SE determinado serviço custa (X) só paga 10 vezes mais quem quer, mas enquanto politico, deve ser responsabiliazdo.Art. 22 da Cosntituição(Resp das emntidades publicas). Admitam para o TC prof de português, para saber interpretar este e os outros artigos, o Principio de Igualdade por exemplo.

pub
pub
pub
pub