Europa EUA e UE deverão chegar a acordo sobre tarifas comerciais em Novembro

EUA e UE deverão chegar a acordo sobre tarifas comerciais em Novembro

Os Estados Unidos e a União Europeia deverão chegar a um acordo para remover barreiras técnicas ao comércio em Novembro, segundo os responsáveis dos dois blocos, que se reuniram em Bruxelas.
EUA e UE deverão chegar a acordo sobre tarifas comerciais em Novembro
Lusa 10 de setembro de 2018 às 18:28

Os americanos, citados pela agência noticiosa AP, salientaram que os trabalhos estão bem encaminhados: "Esperamos resultados em breve na área técnica das barreiras ao comércio", adiantou Robert Lighthizer, porta-voz dos EUA para o departamento do comércio, depois de conversações com a comissária europeia Cecília Malmstrom.

 

O presidente americano, Donald Trump e o líder da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, acordaram em Julho dar início a negociações com o objectivo de atingir "tarifas zero" e "subsídios zero" no que diz respeito a bens que não pertencem ao sector automóvel, num esforço de evitar uma guerra comercial em grande escala.

 

A comissária europeia deu conta de elevadas expectativas num acordo "limitado de comércio, focado apenas em tarifas em bens".

 

Malmstorm e Lighthizer irão encontrar-se novamente este mês e depois em Novembro, para "chegar a resultados em várias áreas", explicaram.

 

Antes da reunião, os americanos estavam optimistas. "Diria que a relação entre os Estados Unidos e a UE está a reforçar-se. Vejo que há boa vontade", declarou Larry Kudlow, conselheiro económico da Casa Branca, ao canal televisivo CNBC, apontando que são possíveis várias transacções.

 

"A situação evolui de forma sólida [...] o que me deixa optimista", acrescentou.




pub