Europa Schaeuble: “Portugal está no bom caminho”

Schaeuble: “Portugal está no bom caminho”

Ministro das Finanças alemão elogia “progressos” em Portugal, que “está no bom caminho”, e na Grécia, que fez mais progressos no último ano e meio do que muitos esperavam.
Schaeuble: “Portugal está no bom caminho”
Edgar Caetano 22 de novembro de 2013 às 15:54

Portugal “no bom caminho” e a Grécia fez mais progressos nos últimos 18 meses do que muitos acreditavam ser possível, afirmou Wolfgang Schaeuble, ministro das Finanças da Alemanha, citado pela agência Dow Jones.

 

O responsável falou aos jornalistas à margem da reunião dos ministros das Finanças do Eurogrupo, em Bruxelas.

 

Schaeuble comentou também a recente discussão sobre o excedente da conta corrente alemã, dizendo que vê “com bons olhos que existam análises” sobre esta questão. Afiançou, no entanto, que é importante que, à medida que a Europa recupera da recessão, não se deve “castigar economias afortunadas” mas sim melhorar a competitividade de alguns países.

 

A Comissão Europeia iniciou uma investigação aprofundada aos excedentes alemães, apontando que “a Alemanha não fez qualquer progresso na abordagem da parte estrutural da recomendação orçamental” feita no início do mês pela União Europeia.

 

Questionado sobre o papel do BCE no combate à crise, Wolfgang Schaeuble afirmou que “a política monetária não pode servir para resolver deficiências nos Estados-membros, esse não é o mandato do BCE”.




Saber mais e Alertas
pub