Zona Euro Guindos diz que excedente externo da Alemanha é bom para Espanha

Guindos diz que excedente externo da Alemanha é bom para Espanha

Alemanha tem sido alvo de fortes críticas devido ao seu elevado excedente externo, que provoca desequilíbrios no resto da Zona Euro. O ministro da Economia de Espanha não pensa assim.
Guindos diz que excedente externo da Alemanha é bom para Espanha
Nuno Carregueiro 19 de novembro de 2013 às 18:29

O ministro da Economia de Espanha, Luis de Guindos, deixou esta terça-feira um raro incentivo à política económica da Alemanha, que tem estado debaixo de fogo nos últimos tempos devido ao elevado excedente externo.

 

Guindos defendeu que a forte indústria exportadora alemã representa uma boa notícia para a economia espanhola, que tem tirado partido desta aposta forte da maior economia europeia nas vendas de bens e serviços ao exterior.

 

“Para Espanha, a maior ajuda que podemos receber da Alemanha nesta altura é que o ritmo das suas exportações continue”, disse Guindos a jornalistas estrangeiros em Madrid, de acordo com o “Financial Times”.

 

O ministro explicou que uma grande fatia dos bens exportados por Espanha são utilizados pelas companhias exportadoras alemãs. O “Financial Times” cita vários tipos de produtos, como os componentes para automóveis e os produtos químicos. Por cada 10 euros exportados pelas companhias espanholas, 1 euro tem a Alemanha como destino.

 

As criticas ao elevado défice externo da Alemanha subiram de tom depois de um relatório do Tesouro dos Estados Unidos ter citado a política económica alemã como uma das fontes dos desequilíbrios entre os países do euro.

 

Na semana passada a Comissão Europeia identificou a Alemanha como um dos países com desequilíbrios, devido ao excedente externo de 6,5% do produto interno bruto (PIB) registado na média dos últimos três anos.




A sua opinião9
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 19.11.2013

Se o superavit alemão se dever a exportações para países fora da CE qual é o problema? Que raio...o mundo não se resume à Europa!

comentários mais recentes
Ó Guindos, não queres que a Alemanha importe mais, é?... 20.11.2013

...

Anónimo 19.11.2013

Http://Is.Gd/RomML

Voce acha que é bom no futebol ? Voce acha que é capaz de vencer C L jogando verdadeiro grati.s contra os melhores treinadores.

Http://Is.Gd/RomML

O Jogo de Futebol é o melhor jogo e mais divertido do mundo. Treinador de futebol Aqui:

Http://Is.Gd/RomML

Anónimo 19.11.2013

Se o superavit alemão se dever a exportações para países fora da CE qual é o problema? Que raio...o mundo não se resume à Europa!

O que vejo 19.11.2013

Bem me queria parecer que a recuperação de Espanha se deve ao trabalho do povo espanhol e não ao governo da direita!

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub